Secretaria de Saúde de Major Vieira alerta população sobre febre amarela

A confirmação da primeira morte por febre amarela em Santa Catarina aumenta o alerta para a necessidade de imunização no Estado. Transmitida por mosquitos em áreas de matas e urbanas, a doença é grave, mas pode ser prevenida. Uma dose da vacina é suficiente para proteger o paciente por toda a vida.

“Havia algumas situações suspeitas de febre amarela no estado, mas foram totalmente descartadas. Esse é o primeiro caso confirmado por exame laboratorial em que o paciente foi a óbito. Se essa pessoa estivesse vacinada, o quadro não teria evoluído dessa forma. É uma situação de grande alerta para as pessoas se vacinarem”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde em Santa Catarina, Raquel Ribeiro Bittencourt.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Vieira reforça o alerta para que todos se vacinem. Os Major Vieirenses que não estão imunizados contra a febre amarela precisam tomar a vacina. A Secretária de Saúde Alexsandra Castro, informa que a vacina é feita todas as segundas, quintas e sextas-feiras na Unidade de Saúde Central.

A vacina é indicada para toda população entre nove meses até 60 anos de idade e principalmente para frequentadores e moradores de áreas rurais, trilhas, áreas de matas porque o vírus circula predominantemente em locais silvestres.

Quem já tomou uma dose de vacina contra Febre Amarela está protegido e não há necessidade de nova dose. A Febre Amarela possui taxa de mortalidade de 50% e só a vacina protege.