Assistência Social, Senar e Sindicato promovem curso de jardinagem para beneficiários do POT
A secretaria de Assistência Social visando contemplar o que preconiza a Lei Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993-LOAS, em seu artigo 2°: A assistência social tem por objetivos a promoção da integração ao mercado de trabalho desenvolvendo ações visando promover o acesso de populações urbanas e rurais, que se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social e desempregadas, a integração ao mundo do trabalho.
As ações serão realizadas por meio de programas e projetos de formação e capacitação profissional, e articulação com demais politicas publicas e com os vários segmentos da sociedade civil – representantes do comércio, da indústria, da agropecuária e de prestação de serviços – de modo a viabilizar e ampliar as oportunidades de inserção de adolescentes, jovens e adultos no mundo do trabalho, por meio de encaminhamento do público para programas e ações de inclusão produtiva, que favoreçam a promoção da sua autonomia socioeconômica e, consequentemente, da sua família, desenvolvendo suas capacidades e potencialidades.
Inicialmente o publico alvo será os beneficiários do Programa Operação Trabalho do Município-POT e demais usuários da politica municipal de assistência social.
A primeira ação a ser realizada foi curso de jardinagem em parceria com o SENAR e SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS, onde os participantes aprenderam a construir um jardim, como preparar a terra, escolher local adequado bem como escolher as espécies de plantas que sejam compatíveis com a região e o clima para que as plantas possam se desenvolver. Também foi observado para que se tome cuidado para não cultivar plantas venenosas onde crianças e animais domésticos tenham acesso.
Após o curso com duração de 16 horas, os participantes estarão capacitados para construir jardim em local de trabalho, em suas residências, ou oferecer seus serviços para comunidade e assim implementar ou suplementar a renda familiar.
A secretária de Assistência Social Maria Izabel Richter define o Curso com o seguinte lema: ONDE TEM FLOR TEM AMOR, pois em cada detalhe foi possível trazer vida aonde não tinha, trazer cor onde estava obscuro, e trazer mais vida para um ambiente que estava com pouco brilho.
Este curso com certeza vai ser muito bem aplicado na vida pratica de cada participante.
Agradeço a parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e ao SENAR por terem atendido meu pedido e por terem dado esta oportunidade de podermos realizar este CURSO de JARDINAGEM em nosso município.
Agradeço também a Bimade Biturunas Madeiras pelo apoio e colaboração.