Alunos da Escola Municipal Tia Chiquinha Participam do Projeto “Cartas Para o Brasil”
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Tia Chiquinha do Município de Major Vieira, SC, estão participando do programa “Cartas Para O Brasil”. O projeto consiste em estimular os alunos a escreverem cartas para alunos de escolas de outros estados do país. A iniciativa é da professora Cirlei Ruthes Lima, que através de contato pelas redes sociais com a professora Maria Acir Ribeiro Montanhaur, da Escola de Educação Infantil Padre Avelino Canazza de Vila Formosa, Campinas, no estado de São Paulo, resolveram pôr a ideia em prática.
Para os alunos do 5º ano, escrever uma carta a princípio foi algo novo, até mesmo por que muitos achavam que qualquer bilhete fosse uma carta. “Não é bem assim”, disse a professora Cirlei. “Uma carta tem um conteúdo mais extenso do que um bilhete e a gente envia pelos correios”, afirmou. Outros nem imaginavam como um envelope chega ao seu destino. Foi então que as primeiras cartas começaram a ser escritas pela turma. Os assuntos são vários: perguntas e curiosidades sobre a escola, sobre a cidade, clima, população, enfim.
Depois das cartas redigidas, a turma foi até os correios e postou-as, endereçadas a cidade de Campinas. As respostas ainda não vieram, mas com certeza a turma aguarda ansiosa.
De acordo com Cirlei, o projeto proporcionou aos alunos entenderem a diferença de como era a comunicação antigamente e como é hoje. Se por um lado o telefone, o whastapp, o e-mail ou redes sociais permitem à comunicação instantânea, o que é importante, a carta, mesmo sendo uma forma bem mais lenta de se comunicar, ainda fascina as pessoas pela simplicidade e pela forma como aproxima às pessoas.
Sobre:
O PROJETO “CARTAS PARA O BRASIL nasceu do conteúdo da Diretriz curricular onde trabalhamos com gêneros textuais em língua portuguesa Um dos gêneros e um deles são as cartas. A proposta é que os alunos tenham uma experiência significativa sobre a importância das cartas e a troca de correspondências; bem como em geografia trabalha-se com as regiões do Brasil .
A Ideia de realizar o projeto surgiu de uma conversa com a professora de Campinas SP , onde ambas participam de um grupo de professores de quinto ano com participantes de quase todo o Brasil. A intenção é as turmas se corresponderem com escolas de outras regiões para que além da correspondência, se conheça também a cultura, costumes e a realidade de outras regiões brasileiras, além de criar novos laços de amizade com crianças da mesma idade.
Acreditamos que vai ser proporcionado a essas crianças uma experiência significativa pois ao enviar e receber cartas para vários lugares do Brasil, vão conhecer a cultura, costumes e a realidade de outras regiões.
O tema foi introduzido por meio dos gêneros textuais que constam do currículo escolar do quinto ano. As crianças assistirão filmes e ouvirão músicas, cujos temas são cartas. Terão contado com selos, coleções de selos.
A avaliação será realizada durante todo o processo onde alunos vao relatar suas e experiências e sentimentos com relação às trocas de
cartas e ao fato de estudarem e pesquisarem sobre outras cidades e regiões.
Serão observados os avanços na escrita e leitura dos alunos.
A culminância do projeto será a socialização entre a toda unidade escolar , onde confeccionaremos mapas das regiões brasileiras, com os estados que fazem parte de cada região , bem como vamos expor as cartas recebidas e preparar um prato típico de cada região para degustação dos visitantes.
Referencias Bibliográficas
Ahlberg,Allan, O Carteiro Chegou Ed.Companhia Das Letrinhas
Iwasa, Megumi Cartas De Uma Girafa Chamada José, Ed. Martinsfontos
Bojunga, Lygia, TCHAU
Música, Mensagem na voz de Maria Bethânia
Música, O Caramujo e A Saúva, Palavra Cantada
Poema: Todas as Cartas de Amor são Ridículas Álvaro de Campos
(Heterónimo de Fernando Pessoa)
Filmes: Cartas para Deus, Doce mentira, Central do Brasil