Saúde de Major Vieira serve de exemplo para outros municípios

Buscando ampliar os atendimentos na área da saúde para a população de Irineópolis, o prefeito em exercício, Luiz Carlos Pazdziora e a chefe de gabinete, Circe Sfair Neppel, visitaram o município de Major Vieira, onde conheceram a metodologia de trabalho da secretaria de Saúde e do Hospital São Lucas. 


De acordo com o secretário de saúde de Major Vieira, Cláudio Henrique Mathias, o município conta com médicos que atendem tanto na Unidade Básica de Saúde quanto no hospital nas especialidades de urologia, ginecologia, ortopedia,  pediatria, além de clínico geral. Com nove Unidades Básicas de Saúde, três equipes de Estratégia de Saúde da Família e três equipes para atendimento odontológico, é possível atender os moradores da área urbana e rural. O secretário também destacou as dificuldades encontradas na gestão dos serviços de saúde, entre elas o atraso nos repasses de recursos do governo do estado. 
No Hospital São Lucas, o prefeito em exercício e a chefe de gabinete conheceram a estrutura disponível para a realização de procedimentos e internamentos, além de buscar informações sobre a metodologia de trabalho e maneira como é administrado o hospital, que atualmente mantém-se com recursos próprios e recebe auxílio da prefeitura no pagamento de médicos plantonistas. O Hospital atende hoje a população de diversos municípios do Planalto Norte, entre eles Irineópolis, que dispõe de convênio para a realização de procedimentos cirúrgicos. 
Durante a visita, Pazdziora falou da importância em conhecer o trabalho dos municípios vizinhos, saber a forma como superaram dificuldades e buscar informações que auxiliem no planejamento de ações em favor da saúde da população de Irineópolis.

O prefeito em exercício e a chefe de gabinete também conversaram com o prefeito de Major Vieira, Orildo Antonio Severgnini, que apresentou os equipamentos de saúde disponíveis do município e comentou sobre a dificuldade que muitas prefeituras enfrentam para manter hospitais de portas abertas. Severgnini destacou ainda a competência das equipes que atuam no Hospital São Lucas.

 

 

 

Por Joceli Moreira