Aberta em Major Vieira a 1ª Mostra Escola da Terra e Exposição de Antiguidades

Na tarde desta quarta-feira, 05, foi realizada no Centro comunitário, a cerimônia de abertura da 1ª Mostra da Terra e Exposição de objetos antigos de Major Vieira.

Com a presença de várias autoridades, o público cantou o hino do município, e em seguida assistiu a um vídeo, produzido pela Secretaria municipal de Educação, que conta a história de Major Vieira.

A narrativa, na voz da supervisora escolar, Marilda Rodecz, utiliza uma linguagem simples, que leva o espectador a uma verdadeira “viagem” no tempo. O vídeo conta a história de um povo, que desbravou uma terra, hoje chamada Major Vieira.

Com relatos de pessoas que vivenciaram aquela época, o vídeo mostra as dificuldades, que o primeiros colonizadores passavam, num tempo em que o único meio de transporte era o cargueiro.

Em seguida, teve apresentação de dança polonesa, com os alunos da Escola de Ensino Fundamental Frei André Malinski, da Localidade do Rio Novo, e música ao vivo interpretada por músicos do município.

Na sequência as autoridades convidadas falaram sobre o evento, que destaca Major Vieira a nível estadual.

Para Elizabeth Kurth, Coordenadora do instituto Aruana, parceiros no projeto escola da terra, Major Vieira está de parabéns.

“Eu quero aqui, dizer a todos vocês de Major Vieira, que nesse projeto, o “Escola da Terra”, ainda não tinha visto tanta organização. Parabéns mesmo”, enfatizou Elizabeth .

O Secretário Municipal da Educação do município de Major Vieira, Laercio Sobczak, agradeceu o empenho de todos os professores e alunos, nos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos seis meses, e disse que o evento vai deixar um legado.

“Hoje, é um dia que vai ficar marcado na história do município, e isso, é porque vocês não somaram esforços, para que esse evento acontecesse”, agradeceu Sobczak.

Ainda emocionado com o vídeo que assistiu, o prefeito municipal, Orildo Antonio Severgnini (PMDB), falou que só conta história, quem tem.

“O povo que conta história, é um povo que tem história pra contar. “Esse é o caso do povo de Major Vieira”, disse Severgnini.

“Eu não sou nascido aqui, mas me emocionei ao assistir o vídeo, por que quando cheguei aqui há mais de 30 anos atrás, muita coisa era exatamente como está nesse vídeo”, afirmou.

Para concluir, Severgnini, fez um agradecimento a todos os professores.

“Quero também nesse momento destacar e elogiar a profissão do professor. Não existe o engenheiro e não existe o médico, se não existir o professor”, enalteceu Orildo.

Após os discursos, o público foi convidado a visitar a exposição de objetos antigos no ginásio municipal de esportes, que fica ao lado do centro Comunitário, no centro da cidade.

A exposição segue aberta ao público, nesta quinta-feira, 06, o dia todo e na sexta-feira, 07, até o meio dia.