Major Vieira recebe Eco-ônibus da Fatma

Educação Ambiental Itinerante

Técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) junto com a Polícia Militar Ambiental, estão em Major Vieira nesta semana com o Eco-Ônibus, um veículo que roda todo o Estado para levar noções de educação ambiental para todos os catarinenses.

A equipe está com ônibus estacionado ao lado da Casa da Cultura, no centro da cidade e permanecerá até a próxima sexta-feira, 7.

A Secretaria Municipal de Major Vieira, fará o transporte dos alunos do interior do município até a sede, para que todos tenham a oportunidade de acompanhar as palestras e assistir aos vídeos educativos.

A metodologia utilizada baseia-se em palestras sensibilizadoras e motivadoras, com apresentação de vídeos, materiais educativos, teatro de fantoches e dinâmicas de grupo, estimulando a responsabilidade e compromisso com as questões ambientais.

Maria Cristina explica que o objetivo do projeto é despertar a consciência ecológica em todas as comunidades do Estado. “Queremos mostrar para as pessoas que elas têm um grande poder de fiscalização”, complementa. Ela afirma que a mentalidade das pessoas está melhorando em relação à preservação, mas que o processo ainda é muito lento, porque a degradação ambiental está muito mais acelerada que a conscientização.

Educação Ambiental é um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da sensibilidade crítica sobre as questões ambientais, exigindo das comunidades uma ação mais efetiva na preservação e recuperação do Meio Ambiente.

O projeto da Fatma, Educação Ambiental Itinerante, está em Major Vieira atendendo as escolas do município orientando as crianças nas questões ambientais e na preservação do meio ambiente.