Alimentação Escolar na Rede Municipal

A Alimentação Escolar no município de Major Vieira é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e atende todos os alunos matriculados nas escolas municipais Dráusio Celestino Cunha, na localidade do Rio Claro, Frei André Malinski, localizada no Rio Novo, Tia Chiquinha e Creche ambas localizadasno centro.

São atendidos mais de 1000 alunos nas escolas que contemplam:

• Lanches da manhã e da tarde:variando entre biscoitos, cereais, bolos, pães, arroz, feijão, acompanhamentos (como polenta, quirera, macarrão, farofa, entre outros) sucos naturais e frutas da época como laranja, banana, maçã, mimosa, caqui, mamão, abacaxi, abacate, limão, manga, maracujá, pêra e bebidas variadas entre leite, achocolatado, bebida láctea e iogurte;
  • Almoço para alunos que permanecem na escola o dia todo:  arroz, feijão, acompanhamento, carnes, legumes e verduras;
  • Também é disponibilizado uma refeição antes do início das aulascomo biscoitos variados e uma bebida como leite, achocolatados entre outros pensando nos alunos que saem muito cedo de casa para estudar.

Na creche são atendidos 85 alunos ao dia, as refeições servidas são:

Café da Manhã:variando os pães e recheios e uma bebida como leite, achocolatado, iogurte e sucos naturais;

Almoço: sendo diariamente arroz, feijão, um acompanhamento que varia entre batata, aipim, macarrão, quirera, farofa, polenta, etc, uma carne variando entre (bovina, frango, suína, peixe, ovos) e salada pelo menos 02 tipos ao dia como cenoura, repolho, tomate, brócolis, couve-flor, alface, beterraba, entre outras e um suco natural.

Lanche da tarde: variando entre frutas, preparações salgadas e doces (como bolos, tortas salgadas, cereais como aveia, sagu de suco de uva natural, gelatina, pão de queijo, arroz doce, biscoitos, etc  e uma bebida sendo leite, sucos naturais ou iogurte.

Jantar: antes de irem embora os alunos recebem diariamente uma sopinha feita com:

* arroz, macarrão, aipim, batata doce ou batata salsa entre outros

* uma carne (bovina, suína, peixe, ovos ou frango)

* verduras e legumes variados (cenoura, chuchu, abobrinha, brócolis, couve-flor, vagem, repolho, couve-manteiga, berinjela, abóbora entre outros.

Para os alunos menores da Creche temos as refeições adaptadas de acordo com a idade, necessidades e possibilidades como leites, frutas amassadas ou raspadas e sopinhas ou comidinhas amassadas. Após as refeições são servidas um suco natural preferencialmente cítrico rico em vitamina C para ajudar na absorção do ferro presente nas carnes e vegetais.

Pensando na saúde dos alunos utilizamos pouco sal, açúcar e gordura, alimentos fritos, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos artificiais entre outros considerados não saudáveis também não são permitidos.

Tanto na creche como nas escolas temos alunos com necessidades nutricionais específicas como alérgicos a proteína do leite, intolerantes a lactose, intolerantes ao ovo, diabéticos e com hipercolesterolemia, para estes alunos é feita a adaptação do cardápio com todos os cuidados necessários.

Em datas comemorativas como Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças, Natal entre outros são planejados cardápios diferenciados respeitando as tradições locais.

O setor de Alimentação escolar é composto pela Nutricionista Juliana HerbstNagano, responsável pelo cardápio, pelas compras e todo o acompanhamento da Alimentação Escolar do Município.

Nossos fornecedores este ano são Indiana Frutas e Verduras, Mercado Três Irmãos e Mercado Cordeiro, além disso damos prioridade a Agricultura Familiar com os fornecedores  AldairNiepicui, Flávio Smentekoski, Joalécio Witt, Moacir Josué  Kubiack, Noemia dos Santos, Cooperativa de Org. e Prod. e Com Solidária do Planalto Norte (COMSOL), Orlei Pedrolli e Industria Carreteiro.

Contamos com o apoio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) porém o recurso financeiro não é suficiente para atender todas as necessidades, sendo a prefeitura responsável pela complementação.

A seguir valores referente ao ano de 2016.

Valor recebido do PNAE em 2016

Valor Gasto em 2016

Complementação da Prefeitura

Este ano o valor que será repassado pelo PNAE por aluno por dia letivo será:

– R$0,36 para os alunos do Ensino Fundamental e Médio

– R$0,53 para os alunos da Pré-Escola

– R$1,07 para os alunos da Creche

Sendo que os valores médios gastos são em torno de R$1,05 para os alunos das escolas e R$3,50 para os alunos da creche.

Além da alimentação dos alunos são realizadas pelo setor outras atividades como avaliação antropométrica e diagnóstico nutricional dos alunos, pesquisa de satisfação da alimentação servida, testes de aceitabilidade, controles de sobras e desperdício, palestras, reuniões com alunos, pais e professores, capacitações/reuniões com as merendeiras, atividades com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), controle das condições higiênico-sanitárias das escolas e creche, entre outras.

Todas as ações realizadas são com o objetivo de oferecer uma alimentação adequada em qualidade, quantidade e segurança para que tenham um crescimento e desenvolvimento adequado resultando em um melhor rendimento escolar.