CDL de Major Vieira cobra ações quanto a vendedores ambulantes

Aconteceu no começo da noite desta quarta-feira, 01, na câmara de dirigentes lojistas (CDL),  de Major Vieira, uma reunião sobre a entrada de vendedores ambulantes em Major Vieira, onde veículos do tipo “VAN” de outros municípios e estados, vem com o objetivo de vender gêneros alimentícios e produtos afins na residência dos moradores.

O comércio local busca uma solução imediata tanto do poder executivo como legislativo para exigir destes vendedores, o pagamento da TAXA DE COMÉRCIO EVENTUAL  AMBULANTE.

Os proprietários de comércios de Major Vieira, reclamam da concorrência desleal, ou seja, todos que possuem uma loja física, são obrigados a possuir o alvará de licença da prefeitura municipal, alvará sanitário, alvará do corpo de bombeiros e alvará da delegacia de polícia, documentos que não são exigidos do comércio ambulante.

Um projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, para alterar a lei municipal que está em vigor, cujo objetivo é obrigar o recolhimento da referida taxa e fiscalizar os ambulantes, cobrando a devida documentação.

Para o prefeito municipal, Orildo Antonio Severgnin, algo precisa ser feito para que se fiscalize o comércio ambulante.

“Não podemos proibir ninguém de vender, desde que esteja com a documentação em dia, porém é muito importante conscientizar a população sobre os prejuízos causados ao comércio local e ao município, porque toda vez que você compra de uma ambulante ilegal é imposto que deixa de vir para a nossa gente, é dinheiro que vai pra fora e deixa de ser investido aqui, além de que as pessoas podem estar comprando muitas vezes, um produto de origem desconhecida ou até com a data de validade supostamente vencida”, explicou Orildo.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Major Vieira, Laudelir Stopa, salienta que toda vez que uma comunidade precisa angariar fundos para uma festa ou evento, recorre ao comércio local.

“É muito injusto que a população deixe de valorizar o comércio de Major Vieira, os ambulantes jamais contribuem para a realização de um evento no nosso município, e nós sempre estamos ajudando.  Além disso quanto mais o comércio local vende, mais oportunidade de empregos são geradas  pra nossa gente”, frisou Laudelir.