Seminário deve concretizar ações do Programa de Desenvolvimento Regional da AMPLANORTE
A Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE; a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – EPAGRI e o Governo do Estado através das ADRs Mafra e Canoinhas realizam, nos dias 23 e 24 de junho em Canoinhas, o 3º Seminário de Desenvolvimento Regional da AMPLANORTE.
O intuito das entidades envolvidas é fornecer ajuda e assistência à região que está estagnada, promovendo a redução das desigualdades regionais. Com o evento pretende-se ativar os potenciais de desenvolvimento explorando a diversidade da região. O Seminário envolve poder público, privado e sociedade na elaboração e condução de projetos regionais de desenvolvimento. É uma forma de envolver diversos atores na busca de soluções para os problemas criados pela dinâmica da economia estagnada, dando protagonismo aos atores locais para a formulação de estratégias, a tomada de decisões econômicas e a sua implementação.
Já foram realizados dois Seminários. No primeiro foram eleitos quatro eixos prioritários de atuação: Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e Políticas Públicas. A partir desses eixos foram elaborados 32 projetos de curto, médio e longo prazo, sobre os quais a AMPLANORTE vem direcionando o foco de sua atuação. No segundo foi apresentado um diagnóstico da região e definido um organograma de funcionamento e um plano de trabalho.
Agora, este 3º Seminário tem por objetivos consolidar o engajamento de instituições e personalidades políticas da esfera regional e estadual; ampliar a participação de entidades e empresas que representam o setor econômico regional; mobilizar e engajar segmentos da sociedade civil e da mídia regional ; aprofundar a análise da região e validar eixos estratégicos já definidos, além de organizar grupos de trabalho e transcrever uma carta de intenções.
Haverá apresentação do diagnóstico da reunião; palestra “O planejamento como estratégia para promover o desenvolvimento regional” com Paulo Cesar Arns; organização e planejamento das ações de cada grupo de trabalho, oficinas e, como já mencionado, elaboração de uma carta compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Regional.
A AMPLANORTE defende os interesses dos municípios da região, além de servir de canal para as reivindicações junto às demais esferas do governo. Cumpre com seu papel de assessorar os municípios, com o objetivo de promover o desenvolvimento local e regional. Sua missão é ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social.
A proposta de articular um Plano de Desenvolvimento Regional no Planalto Norte Catarinense ressurgiu em 2014 com os prefeitos que compõe a Associação. Os dez municípios buscam, em conjunto, dotar a região das condições necessárias – infraestrutura, crédito, tecnologia, entre outros, ao aproveitamento de oportunidades econômico-produtivas para o desenvolvimento.
Entre os fatores que devem ser observados e implementados, em consonância com ações nacionais, estão inserção social produtiva da população, capacitação dos recursos humanos, fortalecimento das organizações socioprodutivas e estímulo à exploração das potencialidades regionais.
O evento conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Canoinhas; da Universidade do Contestado Mafra e Canoinhas; das Associações Empresariais de Mafra e Canoinhas e do Territórios da Cidadania Planalto Norte, além do Programa SC Rural.