PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MAJOR VIEIRA PARTICIPAM DO CURSO JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DO SEBRAE – JEPP

O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um curso do Sebrae destinado a fomentar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Os professores por meio de capacitação e repasse de metodologia, realizado pelo Sebrae, são habilitados para multiplicar junto aos alunos a proposta do curso, de acordo com cada um dos 9 anos do ensino fundamental.

Uma parceria é firmada entre o Sebrae e instituição parceira. Em Major Vieira esta parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Educação. Os professores do município participaram da capacitação do Primeiro Segmento que lhes habilita para atuar com os alunos de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Este curso teve carga horária total de 28 horas.

Os eixos que fundamentam o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos são comportamentos empreendedores e plano de negócios. Os temas transversais cultura de cooperação, cultura de inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania são trabalhados em todos os encontros que os professores irão desenvolver com os seus alunos.

O curso foi desenvolvido com abordagem específica para cada faixa etária e com temas específicos para cada ano. Cada aluno participante do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos receberá gratuitamente, enviado pelo Sebrae, um livro por ano, assim como o professor receberá todos os livros para os anos que está habilitado para trabalhar.

Os principais benefícios para a instituição parceira são

• Propicia integração entre os alunos – professores – comunidade;
  • Espaço estimulador do desenvolvimento local;
  • Possibilita potencializar a qualidade de profissionais;
  • Impulsiona sujeitos para protagonizarem suas vidas.

Os principais benefícios para os professores:

• Desenvolvem-se profissionalmente;
  • Ampliam sua capacidade de atuação; e
  • Estímulo ao seu crescimento enquanto sujeito social.

Os principais benefícios para os alunos:

• Incentivo para serem atores das próprias vidas nas diferentes esferas sociais e construir os seus caminhos; e
  • Impulso para uma atuação mais reflexiva e inovadora frente a sociedade e sua comunidade.