Aparelhos de Teledermatologia são entregues aos municípios da SDR Canoinhas

Foi entregue na tarde desta sexta-feira, 20, em Canoinhas, pelo secretário regional Ricardo Pereira Martin, os aparelhos de teledermatologia aos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis e Major Vieira. A entrega foi realizada no laboratório de informática da Universidade do Contestado.

 

Os novos aparelhos estão sendo disponibilizados aos municípios pelo Governo do Estado, que mantém contrato com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a qual desenvolve a tecnologia. Para o treinamento, esteve presente o gerente operacional da Telemedicina e funcionário da Fundação da UFSC, Harley Wagner, que apresentou aos servidores da saúde dos municípios, o funcionamento do equipamento e as vantagens para o setor de saúde na região.

 

Com a entrega dos equipamentos e o treinamento, todos os municípios da região da SDR Canoinhas (inclusive Porto União e Três Barras, que já possuem o aparelho), estão inseridos na rede de teledermatologia do estado de Santa Catarina.

 

“O Governo investe mais uma vez na qualidade de vida dos catarinenses. Somos exemplo na área de saúde do país. Agradecemos também o apoio dos prefeitos da região e do deputado estadual Antônio Aguiar, grande parceiro nas ações da saúde para nossa comunidade”, destacou o secretário regional Ricardo Pereira Martin.

 

Participaram também da entrega, a assistente social da gerência regional de Saúde, Daniele Ennes Brey; secretária municipal de Saúde de Bela Vista do Toldo, Carla Roberta Ludka; de Major Vieira, Cleonice Zaziski Gomes; enfermeira da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Canoinhas, Rafaela Cilpka Valim; e coordenadora geral do ESF em Irineópolis, Daniela Randing, que receberam pelos municípios, os aparelhos de teledermatologia.

 

Sobre o Serviço

 

O serviço de Teledermatologia gera uma redução de tempo e custos de viagem, além de permitir que os especialistas tenham acesso rápido aos exames de seus pacientes. O objetivo também é facilitar o acesso do cidadão a exames médicos, proporcionando agilidades na realização de exames, emitindo laudos em 24 horas em média, via internet.

O sistema conta com uma infraestrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos a distância, ou seja, por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente.

Para fazer o encaminhamento dos pacientes dos municípios para a dermatologia via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), o laudo de Teledermatologia é um requisito obrigatório, como determina a deliberação nº 366/13 da CIB. Os usuários não serão encaminhados a especialidade sem antes fazer o exame de Teledermatologia.