Programa Planorte Leite já tem data para lançamento

A primeira reunião de 2014 do Programa Planorte Leite aconteceu na última semana, dia 04, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – Amplanorte.

Contando com a presença de representantes de diversas entidades, tais como Epagri, Cidasc, UnC, Sindicato dos Produtores Rurais de Mafra, IFSC e secretarias municipais de Agricultura, o encontro teve como objetivo principal definir os ajustes finais para  um Workshop de lançamento do Programa. O evento deverá reunir pelo menos 500 produtores rurais e autoridades políticas – regionais, estaduais e federais, e será realizado em Canoinhas, no barracão da Firma, no mês de abril.

O programa Planorte Leite tem como meta inicial promover a organização da cadeia produtiva, focando na base, junto aos produtores, e consequentemente possibilitar a geração de renda junto aos produtores rurais. Já a segunda etapa do programa prevê a questão do processamento, industrialização e comercialização dos produtos, tendo uma marca regional e de alta qualidade.

De acordo com Hélio Daniel Costa, secretário executivo da Amplanorte, o programa envolve três setores: político (Prefeituras/Secretarias de Agricultura), técnico (Epagri, UnC, Cidasc, Embrapa, IFSC, entre outros), e de representação (cooperativas, sindicatos e associações). Segundo ele, “a proposta não é apenas focar no leite, mas sim buscar o desenvolvimento regional de uma forma mais ampla”, explica o secretário.