SME – PROJETO ESPORTE E LAZER

SME – PROJETO ESPORTE E LAZER

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto iniciou no  dia 4 de março de 2013, após ampla divulgação, o Projeto Esporte e Lazer com grande adesão das crianças e adolescentes do município, buscando cumprir com as propostas de governo da atual gestão. 

PROJETO ESPORTE E LAZER

Responsavel: Professor Luciano Ferreira Terres

O  projeto, tem por missão formular e programar políticas públicas inclusivas e de afirmação do esporte e do lazer como direitos sociais de todas as crianças e adolescentes do município de Major Vieira.

Dessa forma, as atividades oferecidas no projeto são de caráter educacional, tendo como objetivo o desenvolvimento integral de todos os participantes.

Considera-se que toda a criança e adolescente tem um potencial em si e o direito de desenvolvê-lo.

Dentro da filosofia da educação pelo esporte, crianças e adolescentes tem capacidade de desenvolver competências pessoais (como auto-estima, o autoconhecimento, o auto cuidado, e disciplina). 

No âmbito  social, desenvolve o espírito de equipe, a cooperação, a solidariedade e criatividade.

Segundo o Ministério do Esporte, o programa ESPORTE E LAZER é  educacional e tem como finalidade o desenvolvimento de valores sociais, a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, a melhoria da qualidade de vida, diminuição da exposição aos riscos sociais e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania (2008).

Dessa forma, o esporte educacional destaca-se por diminuir a diferença social das crianças e adolescentes do município de Major Vieira, sendo assim, todos tem o mesmo direito e dever.

Para Tani (2007) o esporte educacional deve respeitar as características físicas, psicológicas, sociais e culturais dos praticantes e as diferenças individuais.

O esporte educacional deve ser incluso dando oportunidade de acesso a todos e em diferentes modalidades esportivas, portanto, as atividades desenvolvidas no núcleo devem possibilitar vivências de modo que todos os participantes sejam capazes de aprender e praticar esportes sem pré-requisitos técnicos; respeitar a individualidade das crianças e adolescentes e os aspectos gerais do processo de desenvolvimento e da aprendizagem.

Publico alvo:crianças e adolescentes de 6 a 16 anos principalmente os com vulnerabilidade social.

Major vieira localiza-se no planalto norte do estado de Santa Catarina em uma área aproximada de 525.495 km².

A base da economia é a agricultura, possui uma população de 7.479 habitantes na maioria de origem polonesa.    

OBJETIVO GERAL

Auxiliar no desenvolvimento integral de crianças e de adolescentes , de 6 a 16 anos regularmente matriculados na rede municipal e estadual de ensino estimulando habilidades motoras, sociais, intelectuais e perceptivas.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Desenvolver as capacidades motoras (força, resistência, agilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio , flexibilidade.– Promover atividades com cooperação e trabalho em equipe; – Desenvolver prática que problematizem a solidariedade esportiva; – Desenvolver a organização em equipe para estimular o respeito e a diversidade; – Estimular a criatividade através do desenvolvimento da consciência corporal; – Proporcionar a crianças e adolescentes a manter uma interação ativa que contribua para seu desenvolvimento integral;  – Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez   precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da importância da prática esportiva. 

Linhas estratégicas:        Divulgação do projeto através dos meios de comunicação do município, rádio, jornal e publicidade nas escolas publicas.        

Reunião de pais com a presença da comunidade em geral para expor as atribuições do projeto.       Propaganda de rua e panfletos com as informações sobre o projeto.

 Resultados esperados:Impactos diretos:·         Melhoria no convívio e na interação social dos participantes;·         Melhoria da auto-estima dos participantes;·         Melhoria das capacidades físicas e motoras;·         Melhoria das condições de saúde dos participantes;·         Aumento do número de praticantes de atividades esportivas no município.  

Impactos indiretos:·         Diminuição da exposição dos participantes a riscos sociais;·         Melhoria no rendimento escolar dos alunos envolvidos;·         Diminuição da evasão escolar nas escolas do município;·         Melhoria da infra-estrutura esportiva no município; 

Espaço físico: ·         Ginásio municipal de esporte;·         Campo de futebol;·         Centro comunitário;   

Atividades desenvolvidas: ·         Futebol de campo masculino e feminino.·         Futebol de salão masculino e feminino.·         Artes marciais (Muay thai O significado da palavra MuayThai na Tailândia Na Tailândia o MuayThai é conhecido como a "luta da liberdade" ou "arte dos livres".) assim como outras modalidades que serão inseridas durante a execução do projeto com ênfase no esporte educacional.   

Horários e número de alunos:Todos os alunos inscritos serão atendidos no contra turno escolar no período matutino e vespertino,  os mesmos devem estar matriculados na rede municipal ou estadual de ensino e ter no mínimo 6 a no Maximo 16 anos de idade completos até 1 de março de 2013. 

Responsável técnico: Professor: Luciano Ferreira TerresFormação: graduado em educação física UNC campus Mafra.  REGISTRO Nº 011656/GSCPós graduação: Fisiologia e Cinesiologia da atividade física e saúde Universidade Gama Filho Rio de Janeiro pólo Joinville 2009/2010.

Material utilizado:Bolas,cordas,arcos,cones,coletes,computador, bem como, todo material didático necessário para o desenvolvimento das atividades.

CONCLUSÃO:

Esperamos assim proporcionar oportunidades a todas as crianças e adolescentes do município de Major Vieira contribuindo também na formação do cidadão consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade. 

Referências·         ASSIS, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas, SP:Autores Associados,Chancela Editorial CBCE,2001.·         BASSANI, J. J.; TORRI, Danielle; VAZ, A. F.Sobre a presença do esporte na escola:paradoxos e ambigüidades. Movimento, Porto Alegre,v.9,n.2,p.89-112,maio/agosto de 2003.·         Diretrizes do programa segundo tempo ministério do esporte.    

ANEXO  Modelo Ficha de Inscrição

PROJETO ESPORTE E LAZER

Nome do aluno  
Serie  
Escola  
Telefone  
Endereço  
Modalidade  
Idade  
Nome do pai  
 Nome da mãe  
                 Ass:pai/mãe ou responsavel Major Vieira/janeiro/2013.