Clube da Leitura “Intelectuais do Futuro” EEB. Luiz Davet

Leitura: de coisa de menina ao Impacto Nacional

Algum tempo atrás Clube era coisa de menina mimada.

Mas hoje, é coisa séria.

Em uma sociedade, onde leitura é a base de tudo, o Clube da Leitura é o Ponta Pé inicial para o progresso!

É um clube recente, o gosto pela leitura de três alunas motivou a criação deste clube, partindo da ideia que a leitura é um hábito extremamente prazeroso, com o apoio da professora Neide T.R.Bosse que estava envolvida com os projetos da Biblioteca Ambulante, Sala de Leitura e outros, todos relacionados ao objetivo único: Incentivo  a Leitura.

Contagiar mais e mais pessoas, demonstrar a maravilha desta atividade, despertar a vontade de ler e criar novos leitores, essa é nossa meta principal.  Hoje contamos com 25 integrantes; destes 12 são monitores de clubinhos infantis e 13 são agentes de leitura, expandindo esta atividade pelo município.

Os participantes dos clubinhos infantis são alunos do 1º ao 5º ano das escolas: “EEB. Luiz Davet” e “EPM. Tia Chiquinha”.

O clube está tendo grande importância, já que o enfoque é de encontrar novos leitores e mudar opiniões, criando um senso crítico na população, considerando um ato primordial a qualquer município.

O Clube da Leitura “Intelectuais do Futuro” da EEB. Luiz Davet funciona com reuniões semanais, os horários são variados dependendo da função de cada membro.

O inglês está presente nos clubes infantis, uma de nossas integrantes a aluna Heloisa Severgnini, trabalha com atividades interagindo com os participantes, uma vez que ela foi nossa representante a nível nacional no concurso Jovem Embaixador no qual ela já fazia parte no ano de 2011, levando o projeto para conhecimento a nível  estadual e nacional, demonstrando através deste projeto o trabalho voluntário, o qual foi valorizado para sua classificação.

Os materiais utilizados nos encontros são confeccionados pelos próprios 25 integrantes do Clube, que assessorados pela professora Neide trabalham num horário especial no contra turno, de forma a dinamizar as atividades infantis.

Estamos divulgando atualmente através da rádio, jornais, agentes de leitura e com os clubinhos infantis, esclarecendo aos pais as atividades realizadas pelos filhos.

Estamos divulgando nosso projeto para as empresas do município para que tomem consciência da importância da leitura e nos apoiem financeiramente, assim daremos continuidade na aquisição de livros, revistas, jornais etc., solicitados pela população já visitada pelos agentes.

Aproveitando queremos agradecer a Empresa Souza Cruz na pessoa do Sr Valdecir Catafesta e a Srª Luana, que nos apoiaram na aprovação do projeto e na liberação de uma verba no valor de R$ 4.394,10, qual este valor já foi aplicado em compra de livros, confecção de jalecos e compra de materiais para os trabalhos realizados com o Clube.

Para mostrarmos a importância deste projeto, contamos abaixo com o depoimento de Merilena A. de Lima, presidente do Clube, que faz parte do Clube desde seu início:

Aprendi muito com o Clube de Leitura, sempre tive o gosto por esse hábito imprescindível na sociedade atual, mas nunca imaginei que poderia ir tão longe. Participando do clube sei que posso ajudar meu município a ter uma cultura mais abrangente.

Agradeço ao apoio de todos, que se esforçam para que nossa ideia vá em frente, unindo todos pela leitura!Por isso agradeço e convido para:

1ª Feira do livro e apresentações de barracas literárias.

Local: EBB. Luiz Davet;Dia: 04/07/2012;

Horário: 09h ás 17h