PESQUISA DE SATISFAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MUNICIPAL DE MAJOR VIEIRA

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MUNICIPAL DE MAJOR VIEIRA  

Foi realizada no mês de dezembro de 2011 a Pesquisa de Satisfação da Alimentação Escolar referente ao ano de 2011. 

O questionário foi elaborado pela nutricionista Juliana Herbst Nagano e a aplicação do mesmo ficou por conta das diretoras da unidades escolares.

Foram avaliados os itens relacionados ao cardápio, a quantidade servida, a aparência, o sabor, a temperatura dos alimentos servidos, a atenção das pessoas que auxiliam no servimento, o local das refeições, a limpeza dos utensílios, a limpeza do local que é realizada as refeições, o tempo destinado às refeições, a organização na hora do servimento além de serem avaliados se a maioria repete a merenda e se fazem alguma refeição antes de irem para as escolas.

As escolas participantes foram Dráusio Celestino Cunha, Frei André Malinski e Tia Chiquinha. Foi distribuído um questionário por turma.

Portanto, os alunos de cada determinada sala entravam em um consenso entre os itens questionados e respondiam de acordo com a opinião da maioria.

Como resposta de cada item havia a opção de “Satisfeito, Nem satisfeito/Nem insatisfeito e Insatisfeito”.

No geral a avaliação teve como resultado 80% dos alunos satisfeitos, 14% nem satisfeito/nem insatisfeito e 6% insatisfeito.   

Os itens com maior grau de satisfação foram com relação à limpeza dos utensílios, o tempo para fazer as refeições, a aparência dos alimentos, a atenção das pessoas responsáveis pelo servimento e o cardápio, já com maior grau de insatisfação ficou o item de temperatura dos alimentos servidos e o maior grau de nem satisfeito/nem insatisfeito ficaram os itens de limpeza do local das refeições e local das refeições.

Com relação à repetição da merenda a maioria diz que repete e os que não repetem é porque acham a porção servida suficiente e a maioria também diz fazer alguma refeição antes de ir para a escola.

A avaliação é de extrema importância para podermos iniciar o ano seguinte com todas as adaptações necessárias.

Dentre as refeições da alimentação escolar há o café da manhã que geralmente é servido algum tipo de biscoito variado no decorrer dos dias e achocolatado ou leite, lanches da manhã e da tarde e almoço para alunos que participam do PRODE, do PETI, e dos projetos alternativos.

O cardápio das refeições é realizado mensalmente de maneira a ficar bem variado, divido no decorrer dos dias entre preparações salgadas e doces de acordo com a aceitação dos alunos e estruturas das escolas.

Temos que seguir um cardápio padrão em todas as escolas e às vezes é difícil agradar todos os alunos pois de uma localidade para outra já há divergências de gostos.

Outro item difícil se adaptar é com relação a temperatura dos alimentos servidos, pois como temos que organização tudo muito antes (cardápio, compras, distribuição) é difícil prever como estará o clima em determinados dias, pois ultimamente tem ocorrido uma diferenciação de temperatura muito grande, sem estações muito bem definidas.

As vezes não conseguimos satisfazer totalmente os alunos devido ao fato de não podermos servir alimentos gordurosos (como frituras) açúcares e embutidos (como salsicha) em grande quantidade.

Temos que atingir as necessidades de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Por isso, diariamente temos sempre frutas ou verduras, algum tipo de carne ou leite e derivados e algum tipo de carboidrato como arroz, batata, biscoito, pão, etc.

A pesquisa já foi realizada em 2010 e deverá ocorrer sempre no final de todos os anos.      

 

Juliana Herbst Nagano

Nutricionista CRN 10ªR/1205