SME – AUDIÊNCIA PÚBLICA – Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Educação em Major Vieira

Dia 16 de maio foi realizada no município de Major Vieira audiência pública para discutir o projeto de Lei, de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que institui o Sistema Municipal de Educação.
O evento contou com a presença da Secretária de Educação, Silmara Ruthes Zabudowski, membros do CME – Conselho Municipal de Educação, os vereadores João Schroeder, Hélio Schroeder e Miguel Wojciechovski Filho, da empresa HUMANITY, através de seu Diretor Técnico – Prof. Marcos Augusto Pires Meurer, comunidade escolar e demais presentes.

A valorização do espaço democrático de direito de toda a comunidade escolar foi enfocado na audiência pública, na qual, a base teve a oportunidade de discutir e participar da construção da lei.

Foi um grande passo na direção de alteração da cultura pedagógica do município no sentido de atualização e inovação para o desenvolvimento sustentável do município.

A lei regulará as relações de trabalho e funcionamento do sistema educacional de Major Vieira não somente no sentido de controle de qualidade, mas também na melhoria dos índices de desenvolvimento humano do município, pois a melhoria de formação poderá constituir-se em base de estrutura de desenvolvimento sócio econômico também.

As grandes revoluções e transformações sociais passaram pela educação dos cidadãos em todos os países desenvolvidos ou em processo de desenvolvimento.

A elaboração do projeto teve a participação da Secretaria de Educação, constituindo uma comissão devidamente nomeada, composta por representantes da Câmara Municipal de Vereadores, do CME, gestores, professores da rede, e profissionais da educação do município, que tiveram a assessoria técnica da empresa HUMANITY – Centro de Negócios, Pesquisa e Desenvolvimento Social – de Navegantes/SC, para o bom andamento e sucesso na elaboração do projeto.

Para o Prof. Marcos Augusto Pires Meurer – Diretor Técnico da HUMANITY: "garantir o exercício da democracia participativa de todos os envolvidos será um dos fatores primordiais no processo."

O Professor Marcos agradece a oportunidade de participar ativamente do processo de implantação do projeto de lei e parabeniza a categoria que se desdobrou para entender e revisar o Sistema Municipal de Educação.

"Se não fosse a participação dos gestores, professores, funcionários, sociedade civil e demais e, a abertura concedida pelo executivo municipal, não teríamos a honra e o orgulho de apresentar um projeto tão democrático".