SME – SEMANA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
SME – SEMANA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
A semana de 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011 foi destinada a formação de professores.
Atendendo ao convite da Secretaria Municipal de Educação a Coordenadora Estadual do Programa Formação pela Escola, Sra. Mirialva Antonia Bernardi Bedin e a Sra. Elizete Aparecida Ouriques, Multiplicadora Estadual , vieram até Major Vieira e realizaram uma formação para os Professores da rede municipal sobre o programa. A formação contou também com a participação dos professores da rede estadual de ensino, convidados pela SME.
Com uma carga horária de 24h a Professora Justina Motter Maccarini, Especialista em Educação Matemática, Mestre em Educação e autora de livros didáticos e paradidáticos, trabalhou com os professores "O pensar e o fazer pedagógico em Educação Matemática por meio de jogos e problematizações".
Projeto da formação:
Ementa:
Os saberes matemáticos relacionados aos Números e às Operações Fundamentais são tão importantes que, saber lidar com eles com certa destreza, é considerado fundamental para a formação da cidadania. Por isso, é importante que esses saberes sejam trabalhados, na prática pedagógica, com significado. O significado está em resolver situações problemas coerente com a realidade social, desenvolvendo raciocínios lógicos relacionados ao SND, às operações fundamentais, às formas geométricas, às medidas e ao tratamento das informações, por meio de metodologias que favorecem a construção do conhecimento matemático com significatividade.
Objetivos:
• Desenvolver reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem em Matemática.
• Compreender as operações mentais básicas para o desenvolvimento intelectual do aluno.
• Desenvolver atividades que favoreçam o desenvolvimento do raciocino lógico-matemático.
• Perceber os fatos fundamentais presentes no Sistema de Numeração Decimal e nas quatro operações fundamentais.
• Desenvolver a estimativa, a comparação e o cálculo mental.
• Ler, analisar e resolver situações problemas envolvidas em um contexto.
• Elaborar situações problemas envolvendo números e operações;
• Perceber a importância dos registros matemáticos resultantes de uma ação, atribuindo significado aos símbolos matemáticos.
• Vivenciar atividades que favoreçam a construção de conceitos matemáticos nos quatro grandes campos da matemática fundamental.
• Perceber a importância da representação gráfica para facilitar a leitura, compreensão e interpretação de dados matemáticos.
• Perceber a importância do uso da calculadora, ou de outras tecnologias, em sala de aula, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
• Utilizar jogos e atividades lúdicas no aprendizado de conceitos matemáticos.
Conteúdos:
• Reflexão sobre o processo do ensinar e do aprende matemática hoje.
• Fundamentação teórica
• Problematizações
• Operações mentais estruturantes do pensamento matemático: classificação, seriação, comparação, inclusão hierárquica e conservação de quantidade.
• Sistema de Numeração Decimal
• O significado do zero na construção do número
• Espelhamento no registro simbólico do número
• O jogo e os materiais manipuláveis como recursos importantes no processo do ensinar e do aprender matemática.
• As diferentes formas de cálculo e suas estratégias de resolução.
• As quatro operações fundamentais
• Tratamento da informação
• Estimativas
• Chances e possibilidades
• Formas geométricas
• Medidas de tempo e de valor monetário.
Obs.: Alguns conteúdos são abordados com maior ênfase no 1º, 2º e 3º ano, enquanto outros, mais no 4º e 5º ano, assim como, alguns tópicos tem seu inicio de trabalho na Educação Infantil; isso depende da complexidade, ou não, do conhecimento e dos raciocínios matemáticos envolvidos. Cabe destacar também que, na Educação Infantil, é necessário trabalhar com as operações mentais estruturantes do pensamento matemático: classificação, seriação, comparação, inclusão hierárquica e conservação de quantidade, que também são conteúdos que devem ser dominados e focados no trabalho com o 1º e o 2º ano do EF.
Encaminhamento Metodológico:
Hoje, é de consenso entre os Educadores, que não há um único caminho para se fazer matemática em sala de aula. Conhecer diferentes estratégias metodológicas e possibilidades de trabalho é de fundamental importância para o professor.
O trabalho desenvolvido em matemática deve ter significado para o aluno. Por isso considera-se essencial que, cada conteúdo, seja trabalhado por meio da ação / compreensão / simbolização / assimilação.
O que isso significa no dia-a-dia em sala de aula?
– O aluno deve vivenciar a matemática (ação) para compreendê-la, atribuindo significados.
– Ao compreendê-la (compreensão) perceber que há símbolos, ou seja, uma linguagem própria para representar as ações e as ideias. Conhecer, usar, relacionar e atribuir significados a esses símbolos (simbolização) é fundamental na construção do conhecimento matemático. Esse conhecimento vai gradativamente sendo apropriado e incorporado (assimilação) pelo aluno.
A ação pode acontecer por meio de: jogos, brincadeiras, desafios, questionamentos, quebra-cabeças, problemas de raciocínio, atividades lúdicas, literatura infantil, recursos manipuláveis, textos, músicas, entre outros, de acordo com o conceito matemático a ser desenvolvido.
Em todos os momentos do curso/oficina são levantados questionamentos para favorecer a reflexão e análise e a fundamentação teórica das atividades e questões propostas.
A proposta de desenvolvimento do trabalho favorece aos professores a participação ativa em todos os momentos, bem como, solicita que eles levantem questionamentos e reflexões sobre as questões do processo ensino-aprendizagem em matemática durante todo o curso/oficina.
Major Vieira, março de 2011- Aqui é Bom Viver…