SME – PETI (RIO CLARO)

 

SME –  PETI (RIO CLARO)

Os alunos do PETI (Programa de Erradicação o Trabalho Infantil), da Escola Básica Dráusio Celestino Cunha, da comunidade de Rio Claro, com a supervisão da Professora Mariléia, tem aulas de artesanato. Aprendem a bordar telas, pintura em caixas de madeiras, construção de brinquedos com sucatas sem deixar de lado o pedagógico, onde através de jogos aprendem a solucionar problemas de seu cotidiano.

O Artesanato é essencialmente trabalho manual e corresponde a produção do artesão (aluno). Na referida escola os alunos demonstram interesse e criatividade. Percebe-se o entusiasmo dos mesmos quando constrói a seu gosto, as artes, elaborando e reelaborando as atividades propostas.

Criar é tão natural quanto andar e correr, e o objetivo da arte são justamente liberar o impulso criador que existe dentro das crianças. Quando a criança pinta, desenha, experimenta e manipula materiais diferentes que permitam um trabalho livre e criativo, tornam – se felizes e contribuem para a sua integração social, pois nesta fase não se pretende formar artistas e sim respeitar a capacidade individual da criança. Os trabalhos artísticos dão às crianças a oportunidade de desenvolverem suas aptidões, o senso artístico, o hábito de observação, imaginação e criatividade, o que favorece o aprendizado de todas as matérias!

 Isto quer dizer que os trabalhos manuais são de grande valor para a criança em idade escolar, principalmente os de modelagem e papel recortado. Considera-se o artesanato como excelente meio para a educação podendo assim adquirir habilidades motoras plenamente importantes na sua vida escolar.

As cores, as sombras, os riscos, os sons, as dramatizações, os movimentos de corpo são algumas linguagens assumidas pela arte. Meios pelos quais os alunos expressam, se representam, transformam, inventam e reinventam seus espaços.

Esse resgate como os alunos é uma forma de compreensão de que a arte não está dissociada da vida, não é algo de estudo distante, faz parte do processo de ensino aprendizagem.

As atividades são planejadas e desenvolvidas, objetivam os movimentos finos que envolvem as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no aprendizado da escrita e da leitura. Desenvolvem também os estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.

Com ares de artista e muito carinho, as crianças fazem belas lembranças!

Queridas crianças! Aproveite cada dia, cada momento de suas vidas. O tempo passará e vocês terão lindas recordações da infância!

 

Professora: Mariléia Moranti

 

Setembro de 2010