SME – PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – CAMPANHA
SME – PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
CAMPANHA
O Brasil é considerado referência mundial no combate à exploração de crianças. É o único país a adotar política específica contra esta mão-de-obra. Em 1996, o governo criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI. Resultado da mobilização da sociedade seu principal objetivo sempre foi de retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante.
O PETI é uma ação do governo que desperta em nossas crianças e em suas famílias a possibilidade de outro futuro. Atualmente, as ações de proteção social especial às crianças e adolescentes vêm sendo transformadas em política pública e ações continuadas a serem executadas regularmente por meio do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
Dia 12 de junho – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil – contou com atividades especiais do PETI em nosso município. Várias atividades foram programadas para dar visibilidade à campanha de erradicação e a conscientização da sociedade sobre o problema.
A campanha é promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este ano a campanha tem como tema "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil", numa alusão ao clima de Copa do Mundo de futebol que o País vive.
Desde que assumiu a coordenação do programa a SME organizou atividades para integrar as crianças e adolescentes cadastradas no Programa. Atualmente elas dispõe de um horário diário, devidamente acompanhado pelas monitoras, para a realização das tarefas escolares e, concluindo este trabalho, participam de outros projetos que proporcionam conhecimento.
JUNHO/2010.