MAJOR VIEIRA PARTICIPA DA CONAE 2010

Major Vieira Participa do CONAE 2010

O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, sediou de 28 de março a 1 de abril a  Conferência Nacional de Educação  que recebeu cerca de 4000 participantes oriundos de todo o país.  A Secretária Municipal de Educação de Major Vieira e uma servidora da Secretaria participaram do evento.Uma conferência como esta, com essas dimensões, é a primeira que ocorre. A Conferência Nacional nasceu das conferências municipais e estaduais em 2009, encerrando  com a Nacional no período mencionado.Muitas questões tiveram destaque na CONAE e na formulação do novo Plano Nacional da Educação (2011-2020).

A expectativa dos educadores é que o próximo plano defina com mais clareza prioridades e metas alcançáveis. A Conferência, que teve como resultado esperado dar subsídios para elaborar o próximo plano, definiu quais são as questões centrais a ser enfrentadas nos próximos dez anos pelo PNE.

O município de Major Vieira participou ativamente do processo de preparação para a CONAE. Em 7 de julho/09 realizou a Conferência Municipal, em 23 de setembro/09 participou da Regional, em 13,14 e 15 de outubro/09 participou da Estadual e de 28 de março a 1 de abril/10 participou da Conferência Nacional em Brasília. A Conferência teve como objetivo estabelecer um filtro e destacar os grandes problemas a enfrentar. É assim que se constrói o processo histórico, os problemas que nascem pequenos, crescem, tornam-se bandeiras, lutas.O que se destacou nas Conferências foram questões como a do financiamento; a questão de uma lei de responsabilidade educacional, obrigando os gestores públicos a aplicar os percentuais da educação e responsabilizando-os pela gestão; a institucionalização  das conferências de educação;  a democratização da gestão da educação; a formação de professores, não só na questão da qualificação da carreira, mas nas condições de trabalho; as licenciaturas e pós-graduação para professores, a serem ministradas em instituições públicas; entre outras coisas.A organização da educação está atrasada em relação as outras áreas.

Na saúde, por exemplo,há uma conferência que foi para a sua 12ª. Edição, ou seja, é um processo institucionalizado. A educação só organiza sua conferência agora. Isso vai ajudar a ter efetivamente a sociedade participando e discutindo.

 A CONAE colocou a educação na agenda da sociedade, e não apenas do governo.A idéia do sistema nacional não é criar uma superestrutura, mas encontrar a forma de articular esse todo. O Plano Nacional seria  o elo articulador, que definiria políticas e diretrizes nacionais, que se desdobrariam nos planos estaduais, municipais, nos sistemas estaduais, municipais, e assim por diante.É muito complicado construir isso num Brasil de regime federativo, num país do tamanho do nosso.É o grande desafio da CONAE. Muitas bandeiras serão levantadas. O município de Major Vieira participou de todo o processo histórico para as próximas gerações.