PRODE – Programa Desenvolvimento Educacional/2010

PIA – Plano Individual de Atenção

Em 22 de setembro de 2009, a Secretaria de Educação iniciou o Programa de Desenvolvimento Educacional PRODE, que consiste em desenvolver um plano de trabalho específico para cada aluno com dificuldades de aprendizagem. A Secretaria Municipal de Educação constituiu uma equipe gestora, com representantes de todas as unidades escolares, a qual foi capacitada para atuar diretamente com o grupo de crianças que apresentaram, em 2009, dificuldades significativas de aprendizagem. O trabalho inicial foi constituído por reuniões semanais para organização e planejamento para a execução de diagnóstico pedagógico e triagem dos alunos com necessidades educativas especiais

Para o diagnóstico pedagógico foi aplicado o Teste de Desempenho Escolar – TDE (adquirido pela SME e distribuído a todos os componentes da equipe), primeiro parâmetro definido pela equipe gestora para elaboração deste diagnóstico. O diagnóstico cumpre vários papéis: qualifica a intervenção pedagógica, por ser o instrumento de identificação das características específicas e limitações de cada aluno – que devem ser consideradas para o trabalho dos educadores com o aluno – reforça a visão de gestão profissional, sem a qual um programa de inclusão jamais passaria de mera boa intenção; e, finalmente, demonstra o interesse do município por todo indivíduo ao dispensar a ele a atenção necessária para que seja entendido em suas necessidades e, assim, tenha o estímulo que precisa para desenvolver-se.O diagnóstico foi composto também, por discussões realizadas pela equipe gestora para o entendimento das dificuldades e das potencialidades dos alunos avaliados e apontadas as principais características para o desenvolvimento de um Planejamento Individual de Atenção – PIA, a ser executado durante o ano letivo de 2010.

Planejamento Individual de Atenção – PIA

O Planejamento Individual de Atenção – PIA, tem como eixo principal, o entendimento do aluno na sua integridade, considerando-se sua biografia e não apenas resultados de avaliações padronizadas.Este entendimento dará base para uma linha de ação desenvolvida tanto em sala de aula, como em atendimentos individualizados realizados em horário específico.

A linha de ação, por sua vez, deverá estar alinhada com o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP das UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS e a PROPOSTA PEDAGÓGICA da EDUCAÇÃO INFANTIL/SERIES INICIAIS do ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANOS.

O PIA será formatado em:

PROBLEMA: as dificuldades encontradas a partir da avaliação realizada.

INDICADORES – Quais os dados quantitativos ou qualitativos que demonstram a existência do problema?

CAUSAS – Quais as possíveis causas do problema? Descreva, de forma clara e objetiva, as principais causas do problema selecionado.

OPERAÇÕES – Para cada causa será elaborada uma ou mais operações que enfrentem o problema apontado. Nestas operações devem ser apontados alguns indicativos:

• QUEM – os responsáveis pela execução do planejamento
  • O QUE – será feito para eliminar a causa apontada anteriormente; esta é a ação propriamente dita;
  • RECURSOS – explicitar os recursos necessários para a concretização das operações;
  • PRAZO DE EXECUÇÃO – tempo necessário para a organização e execução da ação proposta;
  • RESULTADOS alcançados com a ação proposta;
Em 18 de março de 2010, a SME retomou os trabalhos do PRODE, sendo que, além da equipe gestora, participaram da reunião os professores que trabalham o apoio pedagógico nas unidades escolares. Os professores receberam as devidas orientações do professor Wagner Allan Cagliumi, para desenvolver o PIA com os alunos que integram o grupo de estudos.
  • REFERENCIAS

Ministério da Educação e Desporto-Secretaria de Educação – Especial Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília, 1999.

Declaração de Salamanca Linha de ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília:MAS/CORDE, 1994.

• Instituto Paradigma, Acessibilidade no espaço escolar: Prefeitura Municipal de Santo André, SP, 2008.
  • ______________________, História da Educação Inclusiva no Município de Santo
    André
    , Santo André, SP, 2008.
  • LEVANDOWSK, C e PERES, J R, A Educação Especial e o Autismo, monografia de curso Latu sensu em Educação Especial  – Instituto Brasileiro de Pós –Graduação e Extensão: IBPEX, 2006.
  • MRENCH, Leny Magalhães (Universidade de São Paulo)-A Educação Especial no Brasil
  • MANTOAN, Maria Teresa Égler-Uma Escola de todos, para todos e com todos: O Mote da Inclusão e a Educação Especial no Brasil: Da Exclusão à Inclusão.
  • SASSAKI,R.K.Construindo uma sociedade para todos.Rio de Janeiro; WVA, 1997
    Revista Nova Escola
  • STAINBAK, S. Inclusão:Um guia para Educadores:Tradução- Magda França Lopes.Porto Alegre:Artes Médicas.
  • Major Vieira, 08 de abril de 2010.