LEI Nº 2.719 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2024
“ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE MAJOR VIEIRA PARA O EXERCÍCIO DE 2025”.
EDSON SIDNEI SCHROEDER, Prefeito do Município de Major Vieira, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER a todos os habitantes do Município que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º – O Orçamento Geral do Município de Major Vieira, para o exercício financeiro de 2025, estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 54.047.380,00 (cinquenta e quatro milhões, quarenta e sete mil trezentos e oitenta reais) discriminados nos anexos integrantes desta Lei.
I – DOS ORÇAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA, INDIRETA E FUNDACIONAL.
Art. 2º – O Orçamento do Município de Major Vieira (Prefeitura, Fundos, Fundações e Câmara de Vereadores) para o exercício de 2025 estima a Receita em R$54.047.380,00 (cinquenta e quatro milhões, quarenta e sete mil trezentos e oitenta reais) e fixa as Despesas para a Câmara Municipal em R$ 2.419.442,02 (Dois milhões quatrocentos e dezenove mil quatrocentos e quarenta e dois reais e dois centavos), e fixa as despesas da Prefeitura Municipal, Fundos e Fundações em R$ 51.627.937,98 (cinquenta e um milhões seiscentos e vinte e sete mil novecentos e trinta e sete reais e noventa e oito centavos).
§ 1º – A Receita Consolidada da Prefeitura será realizada mediante a arrecadação de tributos, as transferências de outras esferas de Governo, as rendas e outras receitas correntes e de capital, na forma da legislação em vigor, discriminada nos quadros anexos, como seguinte desdobramento:
1. RECEITAS CORRENTES | 60.297.380,00 |
2.RECEITAS DE CAPITAL | 50.000,00 |
3. DEDUÇÃO DA RECEITA | -6.300.000,00 |
4. RECEITA TOTAL | 54.047.380,00 |
§ 2º – A Despesa Consolidada da Prefeitura será realizada segundo a apresentação dos anexos integrantes desta lei, obedecendo à classificação institucional, funcional–programática e quanto à natureza, distribuídas da seguinte maneira:
I –Classificação Institucional
Cód | ORGÃO | VALOR R$ |
01.00 | Câmara Municipal de Vereadores | 2.419.442,02 |
02.00 | Gabinete do Prefeito | 857.926,18 |
03.00 | Secretaria de Administração e Gestão | 2.531.500,00 |
04.00 | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto | 17.436.000,00 |
05.00 | Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas | 4.912.300,00 |
06.00 | Sec. Munic. Agricultura,Fomento Agropecuário e Meio Ambiente | 870.000,00 |
07.00 | Sec. Munic. De Planejamento e Desenvolvimento Econômico | 475.000,00 |
08.00 | Sec. Munic. De Finanças e Tributação | 2.685.000,00 |
09.00 | Fundo Munic. De Desenvolvimento Rural | 55.000,00 |
10.00 | Fundo Munic. De Saneamento Básico | 106.000,00 |
11.00 | Fundo Munic. Do Idoso | 10.500,00 |
12.00 | Fundo Munic. De habitação | 10.000,00 |
13.00 | Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente | 31.000,00 |
14.00 | Fundo Municipal de Assistência Social | 2.265.000,00 |
15.00 | Fundo Municipal de Previdência Social de Major Vieira | 6.697.738,00 |
16.00 | Hospital Municipal de Major Vieira | 3.050.000,00 |
17.00 | Fundo Municipal de Saúde | 9.094.500,00 |
99.00 | Reserva de Contingência | 540.473,80 |
TOTAL | 54.047.380,00 |
II – Classificação Segundo a Natureza
3.0.00.00.00.00.00.00 | Despesas Correntes | 48.536.906,20 |
4.0.00.00.00.00.00.00 | Despesas de Capital | 4.970.000,00 |
9.0.00.00.00.00.00.00 | Reserva de Contingência | 540.473,80 |
TOTAL | 54.047.380,00 |
Art. 3º Os recursos da Reserva de contingência são destinados ao atendimento dos passivos contingentes, intempéries, outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
Art. 4º A execução do Orçamento da Despesa obedecerá, dentro de cada Projeto, Atividade ou Operações Especiais, a dotação fixada para cada Grupo de Natureza de Despesa, Modalidade de Aplicação em conformidade com a Portaria Interministerial SOF/STNnº163/2001 e suas alterações, e normas editadas pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina –TCE/SC.
Parágrafo único: Durante a execução orçamentária de 2025, autorizado por Lei, o Poder Executivo poderá incluir novos projetos, atividades ou operações especiais nos orçamentos fiscais, na forma de crédito adicional especial, desde que se enquadrem nas prioridades para o exercício de 2025.
Art. 5º Os Projetos, Atividades ou Operações Especiais priorizados nesta Lei com recursos vinculados a fontes oriundas de transferências voluntárias da União e do Estado, Operação de Crédito, Alienação de Ativos e outras, só serão executados e utilizados qualquer título, se ocorrer ou estiver garantido o seu ingresso no fluxo de caixa, respeitando ainda o montante ingressado ou garantido.
§ 1º A apuração do excesso de arrecadação de que trata o artigo 43, § 3º da Lei 4.320/64, será realizado em cada fonte de recursos identificados nos orçamentos da Receita e da Despesa.
§ 2º O controle da execução orçamentária será realizado de forma a preservar o equilíbrio de caixa para cada uma das fontes de recursos, conforme disposto nos artigos 8º, 42 e 50, I da LRF.
Art. 6º Os recursos oriundos de convênios não previstos no orçamento da Receita, ou o seu excesso de arrecadação poderão ser utilizados como fontes de recursos para abertura de créditos adicionais de projetos, atividades ou operações especiais, mediante Lei específica.
Art. 7º Durante o exercício de 2025 o Poder Executivo Municipal, mediante Lei específica, poderá realizar Operações de Crédito para financiamento de programas priorizados nesta lei ou por créditos adicionais.
Art. 8º Através de Lei específica autorizativa e mediante convênio, acordo ou ajuste, o Município poderá assumir custeio de competência de outros entes da Federação.
Art. 9º O Executivo Municipal poderá mediante Lei específica firmar convênio com os governos Federal, Estadual e Municipal, diretamente ou através de seus órgãos da administração direta ou indireta.
Art. 10º Ficam consignadas nas dotações de pessoal previsão para concessão de revisão e/ou correção salarial.
Parágrafo Único: As dotações de pessoal do orçamento poderão ser suplementadas sempre que necessário para fazer frente às despesas geradas com a reposição e/ou correção salarial, conforme disposto no “caput” deste artigo.
Art. 11º A transferência de recursos do Tesouro Municipal a Entidades Públicas ou privadas sem fins lucrativos a título de subvenção ou auxílio se dará mediante Lei específica, e beneficiará somente aquelas declaradas de utilidade pública municipal de caráter educativo, assistencial, recreativo, cultural, esportivo, de saúde, agrícola, econômico, administrativo e voltadas para o fortalecimento do associativismo municipal. (Art. 4º, I,f; Art. 25 § 1º; e art. 26,caput da Lei Complementar 101/2000).
Art. 12º A transferência de recursos do Tesouro Municipal a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos a título de cooperação técnica, financeira, técnica-financeira, ou contribuição se dará mediante Lei específica, e beneficiará somente aquelas de caráter educativo, assistencial, recreativo, cultural, esportivo, de saúde, agrícola, econômico, administrativo e voltadas para o fortalecimento do associativismo municipal. (Art.4º,I,f; Art.25§1º;e art.26,caput da Lei Complementar 101/2000).
Art. 13º Os créditos especiais e extraordinários, abertos nos últimos quatro meses do exercício, poderão ser reabertos no exercício subsequente, mediante Lei específica de iniciativa do Chefe do Poder Executivo.
Art. 14º É obrigatória a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal na presente Lei Orçamentária Anual, nos termos do respectivo anexo.
§ 1º As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2%(dois por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde pública.
§ 2º As programações orçamentárias previstas no caput deste artigo não serão de execução obrigatória nos casos dos impedimentos estritamente de ordem técnica, nestes casos, serão adotadas as seguintes medidas:(vide §12 e §14 do art.166 da CF)
- – até cento e vinte dias após a publicação da lei orçamentária, o Poder Executivo enviará ao Poder Legislativo as justificativas do impedimento;
- – até trinta dias após o término do prazo previsto no inciso I deste parágrafo, o Poder Legislativo indicará ao Poder Executivo o remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável;
- – até 30 de setembro, ou até trinta dias após o prazo previsto no inciso II, o Poder Executivo encaminhará projeto de lei ao Legislativo Municipal sobre o remanejamento da programação prevista inicialmente cujo impedimento seja insuperável; e
- – se, até 20 de novembro, ou até trinta dias após o término do prazo previsto no inciso III, o Legislativo Municipal não deliberar sobre o projeto, o remanejamento será implementado por ato do Poder Executivo, nos termos previstos na lei orçamentária anual.
V– No caso de descumprimento do prazo imposto no inciso IV do §2º as programações orçamentárias previstas no caput deste artigo não serão consideradas de execução obrigatória nos casos dos impedimentos justificados na notificação prevista no inciso I do § 2º deste artigo.(vide §15 do art.166 da CF)
§ 3º Considera-se equitativa a execução das programações em caráter obrigatório que atenda de forma igualitária e impessoal às emendas apresentadas, independentemente de autoria. (vide §18 do art.166 da CF).
§ 4º Para fins do disposto no caput deste artigo, a execução da programação orçamentária será fiscalizada e avaliada pelo Vereador autor da emenda, quanto aos resultados obtidos.
§ 5º A não execução da programação orçamentária das emendas parlamentares previstas neste artigo implicará em crime de responsabilidade, nos termos da legislação aplicável.
§ 6º O valor destinado às emendas parlamentares impositivas deverá ser suficiente para a execução do objeto proposto no exercício financeiro.
Art. 15º Os recursos financeiros destinados ao Poder Legislativo Municipal no quadriênio 2022/2025, corresponderão ao percentual de 7%(sete por cento) relativo ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159 da CF, efetivamente realizado nos respectivos exercícios anteriores, excluído desse limite os gastos com funcionários inativos da Câmara.
Parágrafo único: Se verificado no início de cada exercício, que os recursos financeiros de que trata o “caput” deste artigo estão aquém do percentual de 7% (sete por cento)previsto no art.29-A,inciso I da CF/88, o Presidente da Câmara através de ato da Presidência proverá a reestimativa dos valores, para encaminhamento ao Poder Executivo, de modo que seja feita a adequação orçamentária.
Art. 16º A presente Lei entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, sendo revogadas as disposições em contrário.
Major Vieira (SC), 20 de dezembro de 2024.
EDSON SIDNEI SCHROEDER
Prefeito Municipal
ANEXO DAS EMENDAS INDIVIDUAIS DO LEGISLATIVO MUNICIPAL
TIPO DE EMENDA | CÓDIGO DA EMENDA | NOME DA EMENDA | VALOR | UNIDADE ORÇAMENTÁRIA | AUTOR | SUBAÇÃO DEDUZIDA | VALOR DA DEDUÇÃO |
Impositiva | 01 | Investimento na reforma dos postos de Saúde no interior do Município de Major Vieira | R$418.398,39 | Secretaria Municipal de Saúde | Vereadora Vilma Muller Kiem, Vereador Antônio Gonçalves de Almeida, Vereador Silvio Kizema, Vereador Alcir Iarrocheski, Vereador Vicente Paulitisky Neto, Vereador Laercio Sobczack, Vereadora Soleima Aparecida de Oliveira, Vereador Alcir de Deus Bueno e Verador Osnildo Ricardo da Cruz | Ações de Média e Alta Complexidade na Saúde. | R$418.398,39 |
Impositiva | 02 | Construção de Salas de Aula para a Escola que está em construção na Antiga Garagem da Prefeitura Municipal de Major Vieira | R$139.195,17 | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. | Vereadora Vilma Muller Kiem, Vereador Silvio Kizema, e Vereadora Soleima Aparecida de Oliveira e | Gestão inovadora e qualitativa em educação, esporte, cultura e turismo. | R$139.195,17 |
Impositiva | 03 | Conclusão da Casa Mortuária da Comunidade do Pulador | R$92.977,42 | Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas | Vereador Vicente Paulitisky Neto e Vereador Alcir de Deus Bueno | Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas | R$92.977,42 |
Impositiva | 04 | Melhorias na Escola de Educação Básica Frei André Malinski | R$92.977,42 | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. | Vereador Laercio Sobczack e Verador Osnildo Ricardo da Cruz | Gestão inovadora e qualitativa em educação, esporte, cultura e turismo. | R$92.977,42 |
Impositiva | 05 | Melhorias na Escola de Educação Básica Dráusio Celestino Cunha | R$46.398,39 | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. | Vereador Alcir Iarrocheski | Gestão inovadora e qualitativa em educação, esporte, cultura e turismo. | R$46.398,39 |
Impositiva | 06 | Instalação de parque infantil na COHAB Madre Paula | R$46.398,39 | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto | Vereador Antônio Gonçalves de Almeida | Gestão inovadora e qualitativa em educação, esporte, cultura e turismo. | R$46.398,39 |
Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2024
Data da Publicação: 20/12/2024
EMENTA
- “ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE MAJOR VIEIRA PARA O EXERCÍCIO DE 2025”.
Integra da norma