Em Major Vieira, Sebrae lança projeto de turismo Rotas e Encantos do Planalto Norte
Na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro, a equipe do Sebrae esteve em Major Vieira e realizou o evento de lançamento do projeto de turismo “Rotas e Encantos do Planalto Norte”, “Rotas e Roteiros”.
O lançamento regional do projeto será no dia 13 de dezembro no município de Mafra.
Quatorze municípios fazem parte do projeto. São os seguintes:
Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Timbó Grande, Três Barras, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá.
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do turismo rural da região do Planalto Norte Catarinense e gerar movimento econômico nos municípios através do comércio, que fatura com a visita dos turistas.
O prefeito de Major Vieira, Edson Schroeder, recebeu das mãos da Gestora de Projetos do Sebrae/SC, Milena Zimmermann de Freitas, as rotas e os roteiros de Major Vieira, que após o dia 13 de dezembro, será disponiblizado de forma online no site do município de Major Vieira.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investiu R$ 1,8 milhão, para implantar o projeto que criou as rotas e roteiros turísticos nos 14 municípios.
A proposta contou com a parceria da Instância de Governança Turística Caminhos do Contestado, Prefeituras e Associações da região.
Buscou-se atender empresas e propriedades rurais no setor de turismo dos municípios participantes da iniciativa. A implantação da solução de rotas e roteiros permitirá que as cidades passem a ofertar um destino turístico mais atrativo, organizado e capaz de atender as necessidades e expectativas dos turistas.
Etapas do projeto
Conforme explica Milena Zimmermann de Freitas, Gestora de Projetos do Sebrae/SC, a implantação do projeto de rotas e roteiros turísticos seguiu quatro etapas realizadas em cada uma das cidades participantes. O primeiro, ainda em 2022, classificado como diagnóstico e sensibilização, composto por atividades de identificação do potencial turístico da região, mapeamento georreferenciado da oferta turística e sensibilização do trade-turístico do local.
Em seguida, em 2023, o desenvolvimento de produtos, principalmente, na definição do cardápio de produtos e serviços que farão parte da rota turística e na orientação do processo de desenvolvimento, além de garantir que os produtos e serviços possam atender às exigências da demanda.
Depois, a formatação da rota turística reuniu ações para integrar a oferta turística da área com a gestão compartilhada da futura rota. Por fim, a etapa de instrumentos de comunicação e comercialização, que tem por finalidade a promoção e comercialização da rota turística junto às operadoras de agências de viagem e turistas autoguiados, com foco em aumentar o número de visitantes, e consequentemente o faturamento dos empreendimentos.