15 de junho. Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
15 de junho. Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
A violência mais comum contra o idoso é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
O abandono vem em seguida e é considerada uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
Um dos tipos de violência contra o idoso é a violência física, onde é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até mesmo a morte. Chutar, cortar, torcer, apertar, puxar cabelos, sacudir são consideradas violência física.
A violência psicológica ou emocional contra o idoso é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
Lembre-se que nem toda violência aparece na pele.
Muitos idosos sofrem de violência financeira ou material.
É a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais. Um exemplo deste tipo de violência são os empréstimos consignados em nome da pessoa idosa, o que faz com que seu salário seja comprometido com descontos mensais.
Tem também a violência sexual ou abuso sexual, refere-se ao ato ou jogo sexual, sem o seu consentimento, tanto por pessoas do mesmo sexo como de sexo diferente com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
A negligência institucional e governamental é uma das formas de violência contra o idoso. É aquela praticada nas instituições prestadoras de serviços públicos, como hospitais, postos de saúde, escolas, delegacias, judiciário. É ocasionada por agentes que deveriam proteger as vítimas de violência, garantindo-lhes uma atenção humanizada, preventiva e reparadora de danos. Esta violência pode incluir desde a falta de acesso aos serviços públicos e sua má qualidade.
Se você for vítima de violência ou conhece alguém que tenha sido: DENUNCIE através do Disque 100
“Violência contra o idoso: Um desafio de todos nós!”
Uma campanha do Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social.
Prefeitura de Major Vieira.