Chineses devem iniciar atividades em Major Vieira em dezembro.
As obras da Huihao, madeireira chinesa que está se instalando em Major Vieira, tem previsão de iniciar suas atividades em dezembro deste ano ou janeiro de 2021, dependendo da pandemia de coronavírus. Foi o que disse o administrador legal da empresa, no Brasil, Carlos Russi, nesta terça-feira, 11.
A área de galpões, que está sendo construída é de 9 mil e 373 metros quadrados.
Um refeitório de trezentos metros quadrados também já teve a obra iniciada.
A Huihao vai utilizar cem por cento de madeira de eucalipto, como matéria prima para a produção de laminados, que se destina à produção de chapas de maderite, também conhecido como compensado.
As lâminas serão exportadas para a China e lá serão feitas as chapas de maderite. Futuramente, conforme Russi, este processo será feito em Major Vieira. “No futuro, vamos produzir as chapas de compensado aqui em Major Vieira, mas antes a empresa precisa adquirir mais uma área de terra para construir mais seis mil metros quadrados de galpões”, explica.
De acordo com ele, a partir de dezembro ou janeiro, sessenta funcionários serão contratados para dar início na produção de laminados, porém ele destaca, que esse prazo pode sofrer alteração, devido a pandemia de covid-19. A produção inicial da fábrica será três mil metros cúbicos de lâmina por mês.
De início, serão utilizados oito tornos laminadores, dois secadores, quatro empilhadeiras, uma escavadeira hidráulica e duas carregadeiras trabalhando diariamente no pátio da fábrica.
A Huihao vai necessitar comprar seis mil toneladas de árvores de eucalipto, com diâmetro acima de vinte centímetros por mês, para suprir a demanda de sua produção. Carlos Russi, informou que a empresa irá comprar toda a matéria prima num raio de até duzentos quilômetros de onde a indústria está sendo construída.