Produtores Rurais de Major Vieira realizam Curso de Inseminação Artificial.
Nos dias 17,18,19 e 20 de setembro de 2018, produtores rurais do Município de Major Vieira realizaram o curso de Inseminação Artificial Bovina, em Campo Alegre/SC, mais precisamente em Campesina Centro de Inseminação Artificial, mais conhecida como “Fazenda dona Lucia”.
O curso foi realizado em parceria com o SENAR, e obteve total suporte pela Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Pecuária de Major Vieira.
O uso da Inseminação Artificial é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. De todas as biotécnicas existentes aplicadas à reprodução animal, a IA (inseminação artificial) é a mais antiga e também a mais eficiente.
Inicialmente, o objetivo era a erradicação de doenças infecciosas transmitidas pelo touro durante a monta natural, difundindo-se em seguida, como um instrumento eficaz e econômico para o melhoramento genético dos rebanhos.
Vantagens da Inseminação Artificial:
– Controle da transmissão de doenças infectocontagiosas da esfera reprodutiva;
– Incremento do melhoramento genético e da produção animal;
– Aprimoramento do controle zootécnico;
– Racionalização do manejo reprodutivo;
– Redução dos problemas de partos em novilhas, usando-se touros com facilidade de parto;
– Melhoramento Genético dos rebanhos atingidos;
– E aumento do potencial produtivo do rebanho.
É de essencial importância que cada vez mais e mais os produtores rurais invistam em conhecimento e eficiência reprodutiva, pois a qualidade do produto final, seja carne ou leite, é o que faz o seu diferencial produtivo. Além dessas vantagens, a técnica de Inseminação Artificial garante ao produtor explorar ao máximo a produtividade do seu rebanho em caso de conversão animal ou litros de leite.
“Me sinto muito feliz em poder movimentar esses tipos de capacitação para os produtores rurais de Major Vieira, pois percebo que só através de conhecimento e eficiência é que se consegue chegar ao sucesso da propriedade rural”, ressalta a Diretora de Agricultura e Pecuária- Tatiane Guedes.