Agricultores de Major Vieira recebem moradia a fundo perdido
Agricultores de Major Vieira recebem moradia a fundo perdido
Na última sexta-feira, 31, aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Vieira, a assinatura do Termo de entrega de Moradia Rural para onze famílias majorvieirenses, através do Programa Minha Casa Minha Vida – Plano Nacional de Habitação Rural – PNHR, em parceria com a CAIXA Econômica Federal, FETAESC e SOS Sustentar. Foram beneficiadas 11 famílias, sendo 05 na localidade de Rio Claro, 01 do Toldo de Cima, 01 de Colônia Ruthes, 01 de Colônia Santo Antônio, 01 do Rio Butiá e 02 do Pulador.
O Projeto teve início no ano de 2014, porém, a burocracia e a escassez de recursos fizeram com que as obras ficassem atrasadas, mas, com o esforço de todos,tornou-se realidade, e as famílias beneficiadas receberam R$ 28.500,00 a fundo perdido, ficando assim uma contrapartida de valor simbólico por parte dos agricultores.
O Sindicato continua trabalhando para a liberação de mais recursos e já no fim de Abril, serão entregues mais 06 Unidades Habitacionais prontas. Sessenta famílias já estão inscritas à espera deste recurso. Para ter acesso ao crédito é preciso que o Agricultor preencha os requisitos do Programa.
O tamanho das casas é de 70,0 m² contendo sala, cozinha, 03 quartos, 01 banheiro, 01 lavanderia, e 01 varanda na frente.
O Presidente do Sindicato, Jucelino Woichicoski, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e falou da importância do agricultor majorvieirense se associar à entidade, pois é através da união e cooperação entre todos, que os benefícios são alcançados. Jucelino informou, que além destas onze casas, até o fim de abril, mais seis serão entregues e mais trinta serão pleiteadas.
“Muitos podem até dizer que ser associado a um sindicato não serve pra nada, porém, é engano pensar assim. Como diz aquela velha frase, uma andorinha só não faz verão”, lembrou Jucelino.
O vice-prefeito de Major Vieira, Francisco Juraski, falou que o Sindicato está de parabéns por mais esta conquista. “São onze casas a fundo perdido, isso significa muito para os agricultores, porque é um dinheiro que não precisa devolver, facilita em muito a vida do agricultor” frisou Chico.
O presidente da câmara de vereadores de Major Vieira, Juraci Allievi, também destacou a importância do agricultor se associar ao sindicato e parabenizou a diretoria pela conquista. “Que bom que temos pessoas iguais a vocês aqui em nosso município, que através da união conseguem este tipo de benefício para o nosso povo do interior” disse Allievi.
O prefeito municipal de Major Vieira, Orildo Antonio Severgnini, destacou a importância da parceria entre a prefeitura municipal e o sindicato por somar forças e assim conseguir recursos para a população.
“Vejam só minha gente, a importância de se ter um sindicato como o nosso. Recursos como esse, no valor de vinte e oito mil e quinhentos reais, a fundo perdido pra financiar a moradia de vocês não é todo dia que se consegue, ainda mais a fundo perdido.
E vocês merecem, porque produzem o alimento, que está na mesa de cada um de nós, todos os dias”, finalizou Severgnini.
Por último, a assistente social, Franciele Geraldo, disse que estava muito feliz, porque através do seu trabalho, contribuiu para que o projeto se tornasse realidade.
“A habitação é um direito previsto na constituição brasileira e o meu trabalho como assistente social é fazer valer esse direito” concluiu Franciele.
Participaram da reunião o tesoureiro do sindicato, Silvio Laerte Becker e o conselheiro fiscal, Valfrido Galeski.