Secretário de Agricultura divulga homenagem pelo dia do Trabalhador Rural

25 de maio é o dia do trabalhador e da trabalhadora rural.

A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, entre outros.

 

Homenagem ao Trabalhador e a Trabalhadora Rural

Nossas homenagens para esses homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento da economia e sustento da população das cidades! Parabéns!

Se existe o ‘colher’ é porque seu suor e dedicação frutificaram! Agradecemos a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais o cuidado com a terra.

Tudo que chega a nossa mesa, provém de sua natureza. Mas, a sua transformação tem a ver com a sua ação. Desde o preparo da terra, até o alimento na sua mesa. Na pecuária ou agricultura, mesmo sem grande estrutura ele garante a produção.

Neste Dia do Trabalhador Rural, quero deixar aqui os meus mais sinceros parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras rurais majorvieirenses e agradecer pelo empenho e pelos frutos que saem das suas mãos e que alimentam a todos nós.

Muito obrigado a todos vocês, homens e mulheres do campo, que guardam com zelo a raiz da nossa agricultura e da nossa pecuária, da nossa fé, dos nossos costumes e valores do nosso município.  

Hélio Schroeder

Secretário de Agricultura de Major Vieira 

 

 

 

Origem da Data

A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964.

No dia 25 de Maio de 1963, falecia o deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963), um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.

Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores.

Trabalho Rural no Brasil

O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Em 2013, calculava-se que 15,2 milhões de pessoas exercessem atividades ligadas ao campo. Essas ocupações estão em declínio com a mecanização, os baixos salários e a falta de oportunidades no setor.

No entanto, sua atividade é fundamental para que tenhamos alimentos de qualidade para comer.

Por isso, respeitar o trabalhador do campo como um profissional que merece todos os direitos é dever da sociedade e do governo brasileiro.