Secretaria da Agricultura continua fazendo a manutenção do programa de melhoramento genético
Dando continuidade no programa de melhoramento genético do Município, a Prefeitura de Major Vieira através da Secretaria Municipal de Agricultura entrega para os inseminadores das associações os matériais para continuarem com o programa. Foram entregues sêmen de origem Neozelandesa da raça Jersey, Holandes Frísio, Kiwicross (jersolando), e para manutenção do gado de corte a raça Red Angus. Além do sêmen ainda foi entregue os matérias descartáveis para o trabalho de inseminação, como: luvas e bainhas de inseminação e uma manutenção dos botijões de inseminação com nitrogênio líquido de 40 em 40 dias.
Destacamos ainda o porquê de optarmos por animais de origem Neozelandesa, os animais oriundos dessa qualidade genética são de médio porte, tem na composição do leite uma quantidade maior de sólidos (proteína e gordura), esse material adquirido é de excelente qualidade e vem de encontro às orientações passadas no Programa Planorte Leite, direcionando assim o melhoramento genético para uma produção de leite de maior qualidade e com menor custo já que esses animais são mais preparados para produção de leite a base de pasto e de acordo com as tendências e requisitos das empresas.
Inseminadores das Associações:
Associação Unidos Para o Sucesso: Dorival Kachimareck e Silmar Ostrowski
Associação Bem-Vindo Entre Amigos: Marcio Malicheski e Gilson Lisboa
Associação Unidos Para Sempre: Gilvane Becker e Edilson Knop
Associação Unidos Pelo Mesmo Ideal: Marcio Modeski
Associação Nova Esperança: Lidio Semczack, Elcio Drosdeck, Lauro Falkievicz e Edinon Biliski;
Associação Novo Horizonte: Eloir Pechibilski e Rogerio Brandemburg;
“Ressaltando o trabalho conjunto que estamos fazendo e as oportunidades de disponibilizar um material de alta qualidade, enxergo um grande avanço para o setor leiteiro. Pois a partir dessa linhagem genética, assistência técnica e a disponibilidade de informações até as propriedades rurais, certamente nossos produtores de leite serão referência para o Planalto Norte Catarinense, e vão manter-se no campo de forma sustentável assim com uma qualidade de vida melhor e segurando o jovem na propriedade”, destacaTatiane Guedes