Regulamento da 1ª Caminhada Internacional Ecológica e Cultural em Major Vieira
No 24 de novembro de 2018, Major Vieira recebeu a visita da Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza pelo “ANDA BRASIL”, Sra. Elza Bauermeister, que veio a convite dos caminhantes do município. Na reunião, estiveram presentes o grupo de Major Vieira “Amigos da Caminhada”, a secretária de assistência social Maria Isabel Richter, a secretária da saúde Alexsandra Castro e o agente de turismo Marcus Vinícius Severgnini.
Na reunião, o grupo foi instruído e informado sobre os detalhes de como realizar o evento. Foi definido, que a data da caminhada será 10 de março de 2019. Os participantes serão divididos em três grupos com saídas às 8h30, 9h00 e 9h30. Cada equipe contará com o suporte de três guias para orientação, posicionados no início, meio e no fim da turma. O trajeto que será percorrido é de aproximadamente 10 km de trilha em meio à natureza e leva em média três horas para ser concluído. A caminhada começa no salão de molas sentido ao rio Canoinhas, passando pelo Salto Canoinhas, seguindo até o rio Manjolo e retornando ao local de partida.
Elza destaca que as caminhadas populares são eventos gratuitos, cobra-se apenas o café da manhã e o almoço. Ela frisou que a caminhada é uma forma de divulgar e valorizar a agricultura familiar, pois haverá venda de produtos coloniais locais e artesanato.
A alimentação será preparada pela comunidade. Será servido “Café da Roça” e comidas típicas da culinária polonesa.
Segundo o coordenador da caminhada Leandro Ribeiro de Castro, em outros municípios a média de caminhantes é de trezentas pessoas, para Major Vieira pretendemos ultrapassar este número reunindo pelo menos quinhentas pessoas. Leandro também destacou a importância do apoio do poder público municipal, através do departamento de turismo, incentivando e ajudando na organização do evento.
O grupo organizador está empenhado, não medindo esforços para preparar a trilha, que contemplará as belas paisagens do interior majorvieirense. O trajeto evidenciará a cultura e promete várias surpresas. Todos estão convidados a participar.
LEIA ABAIXO O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA.
REGULAMENTO
1ª CAMINHADA ECOLÓGICA E CULTURAL – CIRCUITO SALÃO DE MOLAS
Data: 10 de março de 2019 – domingo
Horário das atividades
– Recepção, confirmação das inscrições: a partir das 7h30
– Café rural das 7h30 às 10:00h
– Largada dos Grupos: as 8h30, 9h00 e 09h30
Local das inscrições, café, almoço, saída e chegada: Sede Salão de Molas – Major Vieira – SC 3,5 km do centro)
1 – PROGRAMAÇÃO
1.1 – A 1ª Caminhada Ecológica e Cultural – Circuito Salão de molas é um evento de atividades físicas e culturais, destinadas à comunidade local, regional e nacional, não tendo o objetivo de competição. É realizada pelo grupo Amigos da Caminhada em parceria com Prefeitura Municipal de Major Vieira, Epagri, e a ONG Anda Brasil.
2 – PERCURSO
2.1 – Os caminhantes terão duas opções de circuitos :
– O completo, de média dificuldade, com distância aproximada de 10000 m (dez mil metros), passando por matas, locais com belas paisagens, rio, riachos, lagos e cachoeira; com trilhas de aclives e declives pronunciados, passando por 14 propriedades rurais.
O alternativo:
– Com 5000 m (cinco mil metros) passando por matas, locais com belas paisagens, riachos, lagos com trilhas de aclives e declives pronunciados, passando por 8 propriedades rurais.
2.2 – A caminhada terá início em frente ao salão de molas, seguindo pelo circuito elaborado, permitindo o contato dos caminhantes com elementos típicos da paisagem regional, tais como araucárias, palmeiras, bracatingas, xaxins, cedros, espécies exóticas, pastagens e propriedades de agricultores familiares.
2.3 – Para os inscritos, haverá 02 (dois) pontos de apoio, na casa das famílias de agricultores Edson Luiz Vercka e Daniel Novak, com disponibilidade de água potável, sanitário e socorristas;
2.4 – A caminhada será iniciada e fechada por condutores locais e orientada por placas e bandeirinhas dentro do circuito estabelecido, não sendo permitido aos participantes o desvio do trajeto ou entrar no rio, para a garantia de sua segurança e também a recepção adequada.
2.5 – Para maior segurança nas descidas e subidas bastante íngremes do percurso, serão fornecidos cajados aos participantes, cujo uso é recomendado a todos.
3 – INSCRIÇÕES
3.1 – As inscrições devem ser feitas pela Internet, no site https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=o3dl8ldqbtjfef05tzdr&fbclid=IwAR3e-4coMJFg8l9HK7iuOQg22_hNRKjq1RMTN4vskaZLdIjm1HFBPkZ45OQ e confirmadas no local do evento.
3.2 – Não há idade limite para inscrição na caminhada, no entanto, deverá ser observado o item 6.1 e menores de 18 anos deverão ter autorização (por escrito) ou estarem acompanhados dos pais ou responsável para participação no evento;
3.3 – Os caminhantes poderão se apresentar no local da caminhada, a partir das 07h30, para confirmar a sua inscrição, adquirir os cartões das refeições e tomar seu café;
3.4 – A inscrição para Caminhada é gratuita devendo apenas ser observado o item 3.3, quanto às reservas.
3.5 – Ao final da caminhada os participantes deverão procurar a organização do evento para carimbar ou retirar suas cadernetas.
4 – CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO
4.1 – Não haverá classificação e premiação para os participantes. Pelo motivo de ser uma caminhada de contemplação. É uma atividade não competitiva.
5 – INFRAESTRUTURA
5.1 – Junto ao ponto de partida e chegada, os caminhantes terão acesso a serviços de emergência; banheiros; venda de bebidas, alimentos, artesanato rural, produtos coloniais e espaço para informações e ouvidoria do evento.
5.2 – Serão disponibilizados, para eventuais emergências, os serviços de ambulância no local do evento e no 1º ponto de apoio. Esse serviço fará o atendimento de emergência e encaminhará o caminhante, caso haja necessidade, para atendimento na unidade mais próxima integrante da rede pública de saúde.
5.3 – A estrutura no percurso da caminhada permanecerá montada até às 13h. Sendo que após esse tempo, toda estrutura de apoio será desativada e qualquer caminhante que ainda estiver percorrendo o circuito, o fará sem orientação da organização.
6 – GERAL
6.1 – O caminhante concorda que assume toda e qualquer responsabilidade pela sua participação no evento de caminhada, ciente que é necessário estar gozando de boa saúde. O caminhante e/ou seus responsáveis legais, independentemente da categoria da qual participa, isenta de toda e qualquer responsabilidade, por si e por seus herdeiros, os organizadores, proponentes, patrocinadores e órgãos de apoio deste evento, de quaisquer responsabilidades que possam existir. Ao confirmar sua inscrição, o caminhante aceita totalmente o Regulamento em questão.
6.2 – O caminhante é responsável por todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outros gastos necessários ou provenientes da sua participação no evento, antes, durante e após a mesma.
6.3 – Os caminhantes, em qualquer momento da caminhada, ou seja, antes, durante ou depois de sua realização, permitem a publicação e a utilização de quaisquer fotografias, filmes, sua voz ou outra gravação contendo mídias de sua participação no evento, para finalidades legítimas.
6.4 – Os direitos de arena são da organização do evento e das empresas autorizadas a explorar o evento esportivo. Quaisquer identificações de patrocinadores de caminhantes ou grupos individuais não poderão ser veiculadas sem autorização por escrito da organização.
6.5 – Todas e quaisquer irregularidades ou atitudes consideradas antidesportivas pela organização, cometidas pelos caminhantes, serão motivos de exclusão dos mesmos no evento.
6.6 – Casos omissos e quaisquer dúvidas que sejam levantadas com referência a esse evento serão resolvidos pela organização do evento, que tem total soberania sobre a mesma, não sendo aceitas reclamações posteriores.
6.7 – Dúvidas sobre este regulamento podem ser esclarecidas através do e-mail le.lendrocastro@gmail.com ou pelos telefones 47-99696-2045(Tim e Whats App)
7 – DICAS BÁSICAS PARA OS CAMINHANTES
· Usar roupas confortáveis e calçados adequados para caminhadas em trilhas íngremes no meio rural;
· Usar chapéu ou boné;
· Levar protetor solar e repelente;
· Levar garrafa de água;
· Levar capa de chuva ou guarda-chuva;
· Levar agasalho, pois ainda pode fazer frio nessa época do ano;
· Levar saco para lixo;
· Ter muita disposição e alegria!
Arquivos