Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Promove Estudo Sobre o Programa Mais Alfabetização – PMALFA
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto promoveu dia 17 de agosto, estudo sobre o Programa Mais Alfabetização – PMALFA. Os trabalhos foram conduzidos pela Supervisora Escolar e também coordenadora do Programa no município, Marilda Rodecz.
O Programa visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização – para fins de leitura, escrita e matemática – dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com a finalidade de garantir apoio adicional – prioritariamente – no turno regular, com a presença opcional do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de 5 horas semanais, para as unidades escolares não vulneráveis; ou período de 10 horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis, considerando os critérios estabelecidos na Portaria MEC nº 142/2018. Além disso, tem por finalidade a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do Programa.
Participaram do estudo os atores envolvidos, coordenadoras pedagógicas, professores de 1° e 2° anos e assistentes de alfabetização, os quais tiveram oportunidade de estudar e discutir a metodologia do programa, esclarecer dúvidas, acessar o sistema https://maisalfabetizacao.caeddigital.net, analisar os dados referentes a avaliação diagnóstica, realizada com os alunos no mês de junho, bem como planejar intervenções pedagógicas.
Secretaria Municipal de Educação e Unidades Escolares, articulados em uma prática pedagógica associada a momentos de reflexão, visando um processo de alfabetização de qualidade.