MAJOR VIEIRA NA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA (GRIPE)
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou-se em 17 de abril e terminará no dia 19 de maio de 2017.
Dados do MINISTÉRIO DA SAÚDE dão conta de que nesse ano haverá um acréscimo de 10% da população, que deve receber a vacina em relação ao ano passado. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
Esse acréscimo é devido a uma nova modalidade de pessoas que receberão a vacina, que são professores, tanto das escolas rede pública como da rede particular, que estejam em atividades normais, trabalhando nas escolas.
O município de Major Viera, através da Secretaria Municipal de Saúde, deverá vacinar em torno de 1.800 pessoas, que se enquadram na meta que foi elaborada para realização da Campanha contra a Influenza.
O dia D da Campanha Nacional de Vacinação ocorrerá no dia 13 de Maio, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas para receber a população.
Nessa campanha estarão garantidas as pessoas que fazem parte das classes conforme abaixo:
- Trabalhadores da Saúde
- Pessoas acima dos 60 anos
- Os indígenas
- Gestantes pós-partocom até 45 dias
- Portadores de doenças crônicas
- Funcionários do sistema prisional
- Crianças de 06 meses até a idade de 4 anos 11meses e 29 dias
- Crianças com até 45 dias após o nascimento
- Jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas
A vacinação será em dose única, só receberão duas doses, crianças que nunca tomaram a vacina, sendo que receberão a 2ª dose 30 dias após a primeira. Não esqueça de levar a carteirinha de vacinação quando for a Unidade de Saúde.
A vacina terá a imunidade Trivalente, onde englobam os vírus da gripe H1N1, H3N2 tipo A e H3N2 tipo B.
É interessante observar que a cepa do vírus influenza A(H1N1)pdm09 tem acometido predominantemente adultos (40-60 anos), a cepa A (H3N2) tem impacto maior nos idosos e as cepas B em crianças, adolescentes e adultas jovens. Entretanto todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária.
Perguntas frequentes.
Quando devo tomar a vacina, na dúvida vá até a Unidade de Saúde, e você será orientado para saber se tem direito a vacinação.
Não receberão a Vacina as pessoas que estiverem com febre na hora da vacinação. A febre poderá reagir contra vacina.
As orientações sobre as resistências contra a vacinação ainda existem, mas é pequena, na dúvida vá até a Unidade de Saúde, e você será orientado da importância da vacina nesse período em que começam as temperaturas baixas em nossa região e riscos desse tipo de enfermidade.
Em população não vacinada, a maioria das mortes por influenza sazonal é registrada em idosos. Entretanto, as taxas de hospitalização em crianças menores de cinco anos são tão elevadas quanto se observadas no grupo de idosos.
O tempo de incubação da vacina em nosso organismo leva em torno de 15 dias, muitas vezes as pessoas adquirem gripe ou resfriado após a vacinação, pensam que foi a vacina que causou, mas nesse período o vírus já estava incubado no organismo, independente da vacina esse sintoma aparecerá de qualquer maneira.
A vacinação contra a Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e de suas complicações
As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa Nacional de Imunização (PNI) são vacinas trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes e sua composição é determinada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o hemisfério sul, de acordo com as informações da vigilância epidemiológica.