SESC lança o projeto “VIVER SAÚDE” em Major Vieira
Em uma cerimônia, foi lançado na manhã desta quinta-feira, 02, no auditório da Escola de Educação Básica Luiz Davet, o projeto “Viver Saúde” do Serviço Social do Comércio – SESC.
O Projeto Viver Saúde se efetiva como uma forte ação de responsabilidade social no SESC. Seu foco está centrado numa abordagem no sentido da construção de uma atenção à saúde integral em que as pessoas e os grupos sociais assumem maior controle sobre a saúde e suas vidas e em que a racionalidade do modelo biomédico dominante seja transformada no cotidiano de suas práticas.
A proposta se efetiva, por meio da organização da comunidade, na totalidade das práticas ali executadas, na medida em que investe na ampliação da participação, que dinamiza, passa a questionar e reorienta os problemas e assuntos condizentes àquela comunidade especificamente.
O desenvolvimento do projeto acontece em espaços estratégicos da comunidade, onde as pessoas se reúnem para receberem orientações sobre temas de interesse da própria comunidade. Outro componente estratégico é a ação voltada para capacitação de multiplicadores, instrumentalizando a população à promoção da saúde, melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania.
O Objetivo é contribuir para o desenvolvimento social da comunidade, através da realização de ações de promoção em saúde buscando a efetiva participação comunitária.
Em major Vieira o projeto ficará pelo período de três meses.
O Secretário de Educação de Major Vieira, Laercio Sobczack, destacou a importância de se desenvolver estratégias para ajudar as pessoas a ter a informação.
“É de fundamental importância que sejam realizadas ações como estas, para levar a informação até o cidadão sobre como ter uma alimentação correta, higiene pessoal, prevenção de doenças, prevenção ao uso e abuso de drogas e álcool e sexualidade. Agradeço ao SESC por mais uma vez estar em Major Vieira, finalizou Sobczack.
O prefeito de Major Vieira, Orildo Antônio Severgnini, elogiou o trabalho do SESC e cobrou das pessoas que prestem muita atenção nas informações ao longo destes noventa dias.
“As informações que serão passadas pra vocês, são grande relevância na vida de todos nós, quando você tem uma oportunidade, aproveite, tenha foco e extraia o melhor pra si. Todos aqui podem escolher o que querem para o futuro. Ir para o banco de uma faculdade ou para a cela de uma cadeia.
Estamos investindo hoje no ser humano com a expectativa de que o futuro seja brilhante. E lembrem-se: Nós somos aquilo que queremos ser”, reforçou Orildo.
Letícia Cardoso, responsável pelo programa, informou que o nos próximos três meses o projeto itinerante do SESC vai estar em todas as comunidades do interior.
“Nós vamos passar em todas as localidades levando informação ao cidadão majorvierense, a contrapartida do município é apenas oferecer o espaço para a realização das palestras e eventualmente ceder um profissional para nos auxiliar”, explicou Letícia
Escala
Data |
Local |
Tema |
06/03/17 |
Escola Dráusio Celestino Cunha |
-Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. – Alimentação Saudável |
07/03/17 |
Escola Tia Chiquinha |
– Higiene Geral e Saúde Bucal. |
08/03/17 |
E.E.B. LuisDavet |
-Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas.
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09/03/17 |
E.E.B. LuisDavet |
-Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas.
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13/03/17 |
Creche Municipal Estephânia Sjabelski
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– Alimentação Saudável e oficina do suco saudável. |
14/03/17 |
Escola Tia Chiquinha |
-Higiene Geral e Saúde Bucal. |
15/03/17 |
CRAS |
-Qualidade de Vida |
16/03/17 |
Escola Dráusio Celestino Cunha |
-Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas.
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16/03/17 |
CRAS |
– Saúde da Mulher |
20/03/17 |
E.E.B. LuisDavet |
-Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas.
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21/03/17 |
Escola Dráusio Celestino Cunha |
-Direitos e Deveres do Cidadão; -Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs). |
22/03/17 |
CRAS |
Saúde da Mulher. |
23/03/17 |
Escola Dráusio Celestino Cunha |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs). |
23/03/17 |
CRAS |
– Qualidade de Vida. |
27/03/17 |
Escola Frei André Malinski |
– Cuidados com a pele e prevenção do câncer de pele. |
28/03/17 |
Escola Tia Chiquinha |
– Higiene Geral e Saúde Bucal. |
29/03/17 |
Escola Dráusio Celestino Cunha |
-Higiene Geral e Saúde Bucal. |
30/03/17 |
Escola Tia Chiquinha |
– Higiene Geral e Saúde Bucal. |
03/04/17 |
Escola Tia Chiquinha |
– Alimentação Saudável. |
04/04/17 |
Escola Dráusio Celestino Cunha |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs). – Higiene Geral e Saúde Bucal. |
05/04/17 |
E.E.B. Luís Davet |
-Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas.
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06/04/17 |
Escola Tia Chiquinha |
-Alimentação Saudável e oficina do suco saudável. |
10/04/17 |
Escola Tia Chiquinha |
-Alimentação Saudável e oficina do suco saudável. |
11/04/17 |
E.E.B. Luís Davet |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs).
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12/04/17 |
E.E.B. Luís Davet |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs).
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13/04/17 |
Escola Tia Chiquinha |
– Meio Ambiente (preservação dos recursos naturais). |
13/04/17 |
CRAS |
– Qualidade de Vida. |
18/04/17 |
Escola Tia Chiquinha |
– Meio Ambiente (preservação dos recursos naturais). |
19/04/17 |
CRAS |
-Qualidade de Vida |
20/04/17 |
Escola Tia Chiquinha |
– Meio Ambiente (preservação dos recursos naturais). |
24/04/17 |
E.E.B. Luís Davet |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs).
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25/04/17 |
E.E.B. Luís Davet |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs).
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26/04/17 |
CRAS |
– Saúde da Mulher (grupo de gestantes) |
27/04/17 |
Escola Tia Chiquinha |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs). |
03/05/17 |
Escola Frei André Malinski |
-Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs). |
08/05/17 |
Escola Frei André Malinski |
-Alimentação Saudável |
10/05/17 |
Escola Frei André Malinski |
– Sexualidade (sistema reprodutor, mudanças físicas na adolescência, métodos contraceptivos, DSTs). |
11/05/17 |
Escola Frei André Malinski |
Higiene Geral e Saúde Bucal |
Sobre o Viver Saúde.
Temas abordados
Alimentação saudável;
Cuidados com higiene em geral;
Direitos e deveres do cidadão;
Meio ambiente (preservação dos recursos naturais);
Prevenção ao câncer de pele;
Prevenção ao uso e abuso de drogas;
Qualidade de vida;
Saúde do Homem (prevenção ao câncer de próstata);
Saúde da Mulher (prevenção ao câncer de mama e colo uterino);
Saúde bucal;
Sexualidade (gravidez, métodos contraceptivos, DST/Aids).
Metodologia
A execução do Projeto perpassa as seguintes etapas: conhecimento do contexto local, a partir da elaboração de diagnóstico da realidade (sócio-econômica, cultural, educacional, epidemiológica e sanitária); definição das localidades a serem atendidas; articulação de parceria com as instituições do município; planejamento e realização de atividades a partir das necessidades levantadas.
Para a realização das atividades são utilizados os seguintes instrumentos de intervenção:
Cursos;
Debates;
Dinâmicas de grupo;
Oficinas temáticas;
Palestras;
Vivências, entre outros.
Recursos disponibilizados
A proposta de trabalho é coordenada por um profissional do SESC que tem como função principal a articulação, condução e execução do projeto.
Para a realização das atividades planejadas o projeto conta com um veículo adaptado com:data show, notebook, impressora jato de tinta, máquina fotográfica digital e amplo acervo didático educativo composto de kits temáticos na área de saúde e cidadania, DVDs educativos, folders, álbuns seriados, jogos educativos e banners alusivos as propostas de educação em saúde.
A função do SESC nesse processo é contribuir para tornar a população participativa e autônoma no meio comunitário, possibilitando a continuidade da ação após a conclusão das atividades por parte da instituição.
Além da área da saúde, o projeto ainda visa trabalhar em parceria com instituições da comunidade, os aspectos de promoção e desenvolvimento da cidadania e melhoria da qualidade de vida, buscando despertar o protagonismo das lideranças comunitárias.
O acompanhamento e a avaliação são de responsabilidade do SESC e acontece por meio de ferramenta avaliativa a ser desenvolvida e aplicada durante a execução das atividades planejadas.