CRAS de Major Vieira passa por obras de adequação

As instalações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Major Vieira está recebendo obras de readequação das suas instalações.

O projeto, visa dar melhores condições de trabalho e atendimento aos usuários que frequentam o local.

Parte da recepção será incorporada à antiga sala de atendimento do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, deixando o espaço maior e com melhores condições para o desenvolvimento das atividades.

A adequação, também está sendo feita em outra sala para adaptá-la, em um refeitório, que receberá móveis novos.

A antiga sala de brinquedos, recebeu novo piso e agora será a sala de reuniões.

O Serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) também vai dispor de nova sala, mais ampla e com novos móveis.

O CRAS de Major Vieira, atende 60 crianças no serviço de convivência, elas frequentam o local duas vezes por semana. Para participar, as crianças precisam atender a requisitos pré-estabelecidos segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), através da Política Nacional de assistência Social (PNAS)

Além disso, são ministradas palestras e atividades, que incentivam as pessoas a desenvolver sua capacidade e potencial criativo, levando isso para a sua própria vida, no seu trabalho e no seu cotidiano.

Segundo a psicóloga Alessandra Vieira, a reforma e adequação das instalações são necessárias porque muitas vezes era preciso improvisar para desenvolver as atividades.

“Temos o grupo das gestantes, grupo dos idosos, beneficiários do bolsa família, beneficiários eventuais e do Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC) que assistem palestras e participam das oficinas, como o artesanato por exemplo. A reforma é necessária devido a grande demanda que é atendida, tanto nos grupos do PAIF e SCFV, quanto nos atendimentos individuais”, destacou Alessandra.

A previsão de conclusão das obras e de 20 dias.

 

Sobre o CRAS

APRESENTAÇÃO:

 

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS atua no âmbito das famílias e indivíduos em seu contexto familiar e comunitário, visando a prevenção, orientação e fortalecimento dos vínculos fragilizados.

 

EQUIPE:

 

Assistente Social

Psicóloga

Orientadora Social

Facilitadora de Oficinas

Técnica de Referência

Coordenação

Administrativo

 

OBJETIVO:

 

O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais

nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

 

PAIF: Proteção e Atendimento Integral a Família

Objetivo: visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso aos seus direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Público –Alvo: Beneficiários do Programa Bolsa Família, BPC e Benefícios Eventuais, Idosos em Situação de Vulnerabilidade Social, Gestantes, Famílias com usuários no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Grupo de Beneficiários do Programa Bolsa Família

Objetivo: Tem como objetivo contribuir para a superação das condições que levam o beneficiário ao descumprimento de condicionalidades, sendo elas vinculadas à Saúde e Educação.

Período: 2 encontros/mês.

Atividades: Palestras, Orientações, Oficinas, Cursos, Dinâmicas, entre outras.

Grupo de Beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada

Objetivo: Tem como objetivo o acompanhamento familiar com vistas à garantia dos direitos socioassistenciais incluindo o usufruto do benefício, o direito do protagonismo, à manifestação de seus interesses, à informação, à convivência familiar e comunitária e à renda

Período: 2 encontros/mês.

Atividades: Palestras, Orientações, Oficinas, Cursos, Dinâmicas, entre outras.

Grupo de Beneficiários dos Benefícios Eventuais

Objetivo: Tem como objetivo contribuir para a superação das condições que levam o beneficiário à buscar o auxílio através dos Benefícios Eventuais junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, promovendo o protagonismo e autonomia familiar.

Período: 2 encontros/mês.

Atividades: Palestras, Orientações, Oficinas, Cursos, Dinâmicas, entre outras.

Grupo de Idosos

Objetivo: Tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, envelhecimento ativo, conhecimentos de seus direitos.

Período: 2 encontros/mês.

Atividades: Palestras, Orientações, Oficinas, Cursos, Dinâmicas, entre outras.

Grupo de Gestantes

Objetivo: Tem como objetivo proporcionar às futuras mamães um momento para se prepararem para a chegada do bebê, bem como oferecer um espaço de discussão e de expressão das vivências relativas à maternidade na busca pela qualidade no processo de gestação, tornando-as mais seguras em diversas situações, fortalecendo vínculos entre mãe e bebê(s). Orientar acerca dos direitos na gestação. Ressaltando que participando de todos os encontros, ao final da gestação a mãe receberá um Kit Maternidade oferecido pelo CRAS.

Período: 2 encontros/mês.

Atividades: Palestras, Orientações, Oficinas (confecção de enxoval), Cursos, Dinâmicas, entre outras.

 

SCFV: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Objetivo:Visa promover a socialização e fortalecer a convivência familiar e comunitária entre usuário/família – usuário/comunidade.

Público-Alvo: Crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 18 anos. Divididos em grupos de 06 a 09 anos, 09 a 12 anos, 12 a 15 anos e 15 a 17 anos.

 

Período: 2 encontros/semana.

Atividades: Oficinas, dinâmicas, palestras, passeios, orientações, atividades culturais e recreativas, entre outras.

 

BPC:Benefício de Prestação Continuada:

Objetivo: O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, individual e não vitalício, destinado às pessoas idosas (com 65 anos ou mais) e pessoa com deficiências com impedimentos de longo prazo, que possuem renda por pessoa da família igual ou inferior a ¼ do salário mínimo.

 

BOLSA FAMÍLIA

Objetivo: É um programa de transferência  direta de renda do Governo Federal.

Público-Alvo: Direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

 

ALGUMAS DE NOSSAS AÇÕES

 

• Acolhida, oferta de informações e realização de encaminhamentos;

• Planejamento e implementação do PAIF;

• Mediação de grupos de famílias dos PAIF;

• Realização de atendimento particularizados e visitas domiciliares;

• Desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias;

• Realização da busca ativa;

• Acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades (PBF);

• Orientação, cadastramento e inserção no CAD único (PBF – Bolsa Família)

• Realização de encaminhamento, com acompanhamento, para a rede socioassistencial;

• Realização de oficinas de convivência e trabalho sócio-educativo com as famílias;

• Palestras;

• Oficinas de Artesanato.