Palestra Cultura da Paz
PROGRAMA PSE – CULTURA DA PAZ
Durante o mês de outubro de 2016 foram realizadas palestras do programa PSE (Programa Saúde nas Escolas) com alunos do município de Major Vieira, ministrado pelas profissionais Fabíola Coferi (Psicóloga) e Mariane Liller (Enfermeira) abordando o tema Cultura da Paz.
Vivemos um momento da história da humanidade em que a violência, a discriminação, a desigualdade e o individualismo se fazem presentes na vida das pessoas e em suas relações sociais. No entanto, acreditamos que é possível construir novos horizontes, novas possibilidades, novos caminhos de convivência.
Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência, buscando por solucionar conflitos através do diálogo, do entendimento e do respeito à diferença, sem abrir mão dos Valores Humanos.
OBJETIVOS DO PROGRAMA PSE – CULTURA DA PAZ:
– Dotar crianças e adultos de uma compreensão dos princípios e respeitos pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade.
– Rejeição de todos a qualquer tipo de violência.
– Prevenir conflitos.
– Reconstruir a paz e a confiança entre as pessoas.
– Modificar o pensamento e a ação das pessoas para promover a paz.
– Impregnar os valores humanos.
Sobre a Cultura da Paz
Cultura de Paz
Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.
Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura de Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade, em que o SER é maior do que o TER. Os movimentos de Cultura de Paz têm por fontes inspiradoras o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-violência, projetado pelos ganhadores do prêmio Nobel da Paz , outros documentos internacionais (Haia, Declaração Universal dos Direitos Humanos, documentos da Unesco, Carta das Responsabilidades Humanas, Carta das Responsabilidade dos Artistas).
Toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis.
http://www.culturadepaz.org.br/#secondPage
http://somostodosum.ig.com.br/artigos/corpo-e-mente/cultura-de-paz-12173.html