Major Vieira está implantando prontuário eletrônico de usuários do SUS
O sistema eSUS foi instalado em 2015, e os cadastros estão sendo inseridos no eSUS – ATENÇÃO BÁSICA (Sistema de Informação do SUS). Mais de 80% dos usuários e famílias de Major Vieira já foram cadastrados. Desde maio de 2015, os agentes comunitários de saúde estão cadastrando usuários individuais e domicílios, e os dados são inseridos diariamente. Até dezembro de 2016, 100% dos usuários estarão cadastrados, afirma a Enfermeira Cinthya.
O sistema é utilizado como prontuário eletrônico, onde constam todos os atendimentos realizados pelos profissionais da saúde, além de possibilitar o encaminhamento do usuário desde sua chegada na recepção da Unidade de Saúde, para procedimentos, consultas, exames solicitados e realizados, medicamentos prescritos e dispensados, entre outros.
Os profissionais da enfermagem digitam diariamente os procedimentos realizados, deixando o prontuário do paciente sempre atualizado.
Prefeituras de todos os municípios terão até 10 de dezembro para a digitalização do prontuário eletrônico dos pacientes do Sistema Único de Saúde do país.
O novo projeto do Ministério da Saúde pretende excluir o uso do papel nos postos de atendimento, para facilitar o acesso sobre o doente.
O sistema já está instalado em 800 cidades do país.
De acordo com o Ministério, caso a medida não seja tomada, haverá corte de valores destinados para o Piso de Atenção Básica Variável do município.
Em casos de atrasos, os prefeitos podem enviar uma justificativa ao governo federal.
Cerca de 89 milhões de reais deverão fazer base para que o sistema passe a funcionar.
A previsão é de que o projeto funcione em até 60 dias
Outra novidade é que, com a implantação do projeto, além do prontuário, deverá ocorrer uma unificação de 9 sistemas do SUS e criação da biometria.
http://www.esocial.gov.br/