Encontro de agricultoras reúne mais de 100 mulheres em Major Vieira
A evolução social proporcionou, além de diversas outras conquistas, a definição de novos papéis a serem desempenhados pela mulher.
Na área rural isso não é diferente. Juntamente com as conquistas de vários direitos, precisamos buscar o empoderamento da mulher, fazendo com que ela conquiste cada vez mais o direito de uma posição social equivalente à dos homens.
Pensando nestas questões, o Escritório Municipal da Epagri de Major Vieira, em parceria com a prefeitura do município e a Cooperalfa, promoveu, na quinta-feira dia 16 de junho, um encontro de mulheres agricultoras. O evento, que contou com a presença de mais de 100 agricultoras, de Major Vieira e Papanduva, foi realizado no período da tarde, no centro Comunitário de Major Vieira. “O papel feminino nas propriedades rurais é muito importante. Além da mão de obra que executa o manejo das criações e das lavouras, muitas mulheres fazem o planejamento contábil e administrativo da casa, cuidam da família, embelezam os arredores, participam das decisões da comunidade, etc. Tudo isso é realizado com a sensibilidade que só as mulheres têm e que é insubstituível. ”, disse Glaura Mendes Perufo, extensionista Rural da Epagri, responsável pelo evento.
O encontro contou com a participação da comunicadora social Maritânia Bagnara, da Cooperalfa de Chapecó, que fez uma brilhante e animada palestra sobre o valor feminino. Outro participante foi o professor de educação física, Willian Maieski, que fez uma breve aula de alongamento e falou da importância da atividade física. Vários brindes oferecidos pelo comércio local foram sorteados e um coquetel foi servido no final da tarde.
O evento contou com a participação do prefeito, Orildo Servegnini, o gerente regional da Epagri de Canoinhas, Donato Noernberg, o Secretário Executivo Regional do Programa SC Rural, Marcos Euclides Vieira e o Gerente da Unidade da Cooperalfa no município, Leandro Bianco.
O escritório Municipal de Major Vieira agradece a todos os colaboradores e ao programa SC Rural, pelo apoio.