Municípios da SDR Canoinhas participam da campanha do Governo do Estado contra o uso de drogas

O Governo de Santa Catarina lançou há pouco mais de um mês uma campanha para alertar sobre o uso de drogas ilícitas e os impactos negativos à sociedade e saúde pública. A campanha envolve diferentes setores e secretarias, na tentativa de reduzir estes índices. Com o slogan “Drogas: não dá mais para aceitar”, ela traz peças publicitárias, contando as histórias de ex-dependentes químicos que estão sendo veiculadas no estado.

A SDR Canoinhas através dos seus seis municípios também participa dessa campanha. Os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira; de Canoinhas, Beto Faria; Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; Major Vieira, Orildo Servegnini; Porto União, Anízio de Souza; e de Três Barras, Alinor Lescovitz receberam das mãos do secretário regional Ricardo Pereira Martin, a camiseta da campanha estadual e se comprometeram em ajudar na divulgação de tão importante campanha.

“Todos nós podemos fazer nossa parte e colaborar com essa valiosa campanha que está acontecendo em todo estado”, frisou o prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira.

“Somos um estado vitorioso, com muitas potencialidades, exemplo para o mundo, e vamos unir forças também para erradicarmos esse problema social existente’, destacou Ricardo Pereira Martin.

A entrega de adesivos e as campanhas serão realizadas também nas escolas estaduais da região nos próximos dias.

Essas ações multissetoriais têm como foco refletir e sensibilizar para os problemas causados pelo uso e tráfico de drogas. “Você tem que apelar mesmo para consciência das pessoas, mostrando que consumindo drogas você sustenta e aumenta a criminalidade e o nível da violência”, afirma o governador Raimundo Colombo.

Números

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a cada 10 casos de violência no estado, 7 estão ligados ao uso de entorpecentes.

Nos presídios e penitenciárias, 42,1% da população carcerária é composta por presos por tráfico, número muito alto em relação a crimes como roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).

“Nas duas últimas décadas, o Brasil viveu uma onda de violência sem precedentes e entre as razões mais importantes está o uso de drogas. Reduzindo o consumo, o tráfico também enfraquece”, explica o secretário de Segurança Pública, César Grubba.

Uso entre estudantes
A campanha também busca mostrar a importância de políticas públicas para oferecer tratamento adequado aos dependentes e evitar o primeiro contato.

Em 2010, a Secretaria de Estado da Educação aplicou um questionário em 1,3 mil unidades da rede estadual de ensino. Os resultados indicaram que 9,27% dos participantes já haviam usado maconha; 2,30%, crack; 1,77%, cocaína; 1,29%, drogas inalantes e 1,12%, ecstasy.

Maior parte dos que informaram já terem tido contato com drogas era do ensino médio: 13,86% da população entrevistada; 6,83%, eram alunos das séries finais do ensino fundamental; 1,26%, das séries iniciais do ensino fundamental; 2,41% funcionários da parte administrativa e 2,22% eram professores.

Por Sérgio Teixeira da Silva