SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. INÍCIO DO ANO LETIVO COM FORMAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação iniciou as atividades referentes ao Ano Letivo 2014 no dia 03 de fevereiro, com a realização de 32 horas de Formação Continuada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.
Os temas abordados na formação foram definidos em 2013, a partir das necessidades elencadas pelas gestoras, professores, coordenadoras pedagógicas e equipe da Secretaria de Educação.
No dia 03 de fevereiro o trabalho foi desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, esclarecendo sobre o PSE – ( Programa Saúde na Escola ).
O PSE contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. O Programa será desenvolvido a partir deste ano numa parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
Nos dias 04, 05 e 06 os trabalhos foram conduzidos pela professora Dra. Zita Ana Lago Rodrigues de Curitiba, a qual é licenciada em Filosofia FAFI, Especialista em Educação e em Ética e Filosofia Política – UFPR – Curitiba PR, Mestre em Educação – Ensino Superior e Doutora em Educação – Wisconsin University, reconhecido UFRJ. Atualmente é professora da Faculdade Internacional de Curitiba. Autora de vários livros, entre eles: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: Limites e Possibilidades, Avanços e Retrocessos.
O assunto abordado nos três dias de formação foi: Avaliação, que não pode ser entendida somente como mera forma de mensuração do nível de aprendizagem do aluno. Precisamos compreender que é necessário avaliar, não apenas os níveis de conhecimentos, mas as atitudes, as habilidades, as competências do aluno numa visão integrativa e de totalidade. O ato pedagógico, no qual se inclui a avaliação, é processual e necessita do diálogo entre professores e alunos. (LAGO, Zita ). A avaliação deve ser uma forma de interação entre seus pares, visando a superação. Avaliar significa também repensar a prática.
Setenta e três profissionais participaram da formação, sendo cinquenta e sete integrantes da Rede Municipal de Ensino e dezesseis inscritos no Processo Seletivo, a estes, vagas cedidas pela Secretaria de Educação.
Ao término das 32 horas de formação os participantes realizaram uma avaliação do período de trabalho, sendo que, 77% avaliou a formação com os profissionais da Saúde como Excelente. O trabalho desenvolvido pela professora Dra. Zita Lago foi considerado como Excelente por 90% dos avaliadores.
Aos participantes foi oferecido lanche e almoço, com cardápios elaborados pela nutricionista da Secretaria de Educação e preparado pelas merendeiras das escolas municipais, tendo 100% de aprovação.
Avaliamos de forma positiva os encaminhamentos dos trabalhos do ano letivo 2014. A professora Dra Zita Lago retorna ao município no mês de março para a realização de um trabalho com as gestoras e orientações pertinentes a Diretriz Curricular Municipal.
Por: Marilda Rodecz
Supervisora Escolar
Major Vieira, fevereiro de 2014.