I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC

Foi realizado nesta sexta (29/11), no auditório da Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Davet em Major Vieira o Primeiro Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O Seminário visa fortalecer o compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, que com o PNAIC, é possível assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

Foi explicado que aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

A Secretária de Educação de Major Vieira Silmara Ruthes Zabudoski disse que ações como a do PNAIC, contribuem na melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. “Este programa dá a possibilidade de alfabetizar as crianças. Teremos hoje aqui a troca de experiências de sucesso dentro da escola no decorrer do ano”.

Participaram da abertura do Seminário, além da Secretária de Educação de Major Vieira a orientadora Marilda Rodecz, a Diretora da Escola Muncipal Tia Chiquinha Soleima Oliveira, e os professores da Escola Tia Chiquinha.

Sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Quatro princípios centrais são considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico no PNAIC .

  1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
  2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
  3.  Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriadas pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.