150 MULHERES AGRICULTORAS DE MAJOR VIEIRA PARTICIPAM DO ENCONTRO DO PROGRAMA ÚTERO É VIDA.

Na quinta – feira (25), o Planalto Norte Catarinense foi palco de mais uma edição do programa Útero é Vida. Major Vieira recebeu cerca de 150 mulheres rurais, que marcaram presença no Centro Comunitário do município, onde participaram de várias atividades, entre elas a realização do exame de colo de útero e glicemia.
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC), o programa objetiva gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e cuidados com as mulheres do meio rural, contribuindo assim para o aumento da auto-estima e qualidade de vida.
O evento contou com apoio da prefeitura e secretarias municipais de Major Vieira e Sindicato Rural. Cerca de 50 voluntários entre, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, recreacionistas, cabeleireiros, manicures garantiram a organização e sucesso do programa.
De acordo com a coordenadora municipal do evento e enfermeira Cinthya Floriano a participação das mulheres superou as expectativas, principalmente no interesse demonstrado nas palestras, que trabalharam os temas: saúde da mulher, violência doméstica e auto-estima.

Além da realização dos exames e palestras, as participantes tiveram momentos de descontração e beleza. "Hoje foi um dia muito especial, pois tive a oportunidade de realizar o exame de prevenção de câncer no colo do útero, de verificar peso e pressão, de adquirir esclarecimentos sobre a nossa saúde, assim como aproveitei a oportunidade para conversar com amigas do campo, de lanchar e trocar experiências. Para encerrar, com chave de ouro, sai mais bela, após os cuidados da manicure e cabeleireira e da entrega do kit beleza", ressaltou a produtora rural, Mariana Mendes.
No evento também foi proporcionado um espaço de entretenimento, com brinquedos, para as crianças que acompanhavam as mamães.

Na abertura oficial, o vice presidente da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Major Vieira, João Francisco Matos reforçou o propósito do encontro e a importância da prevenção do câncer de colo de útero para as mulheres do meio rural. Matos não escondeu sua satisfação pela realização do programa em Major Vieira e espera em breve atingir também os homens rurais com a vinda do programa de prevenção do câncer de próstata.

Entre as autoridades e profissionais destacaram-se a presença do secretário municipal de saúde, Oscar R. Fernandes, da enfermeira e representante da área de saúde do Senar, Mauricélia Palavro, do presidente do Sindicato Rural de Papanduva, Miguel Iancoski e dos médicos Marco Aurélio Follador, Daniele Carraro e Marcelo C. Lufiego.

O prefeito de Major Vieira, Israel Kiem ficou lisonjeado por receber o programa em seu município e satisfeito por dar todo o apoio aos organizadores que em 30 dias se prepararam para a realização do encontro.

"O programa Útero é Vida foi planejado com muito carinho por se tratar de um público que merece todo o respaldo e atenção do governo municipal. Agradeço o empenho dos organizadores e apoiadores e principalmente a iniciativa do Senar por proporcionar a mulher rural saúde, dignidade e auto-estima", ressaltou o prefeito.

Dezembro de 2010