Prefeitura de Major Vieira realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Major Vieira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 11, a ‘5ª Conferência Municipal de Saúde’. Com o Tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Considerando a importância de inovações no formato e na metodologia da Conferência de Saúde, visando aprimorar e ampliar seu potencial mobilizador, participativo e propositivo, esta Conferência tem como objetivo:

1. Debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação do SUS;

2. Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade.

3. Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e em defesa do SUS.

O Evento foi realizado no Centro Comunitário, e contou com as presenças da Secretária Municipal de Saúde Alexsandra Castro, Secretário da Agricultura Hélio Schroeder, Secretária de Administração e Gestão Cristiane Siems, Secretária da Assistência Social Maria Isabel Richter, da vereadora Vilma Müller Kiem (PSD), e do vice prefeito municipal Francisco Juraczek (MDB), além da presidente Conselho Municipal da Saúde, Sra. Rosy Kachimareck e dos servidores municipais da saúde.

Após a cerimônia de abertura, a enfermeira Carin Janaine Miernitski fez a leitura do regimento interno da conferência, o qual foi aprovado.

Em seguida o público assistiu à palestra da Assistente Social, Daniele Ennes Brey e depois foram criados grupos que discutiram metas e prioridades para a Saúde Municipal de Major Vieira.

A Conferência Municipal é um evento que acontece a cada quatro anos, onde são escolhidos os delegados, que representam o poder público e a sociedade civil na elaboração das propostas para o Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual. Este ano, a conferência abordou o tema: “Democracia e Saúde: O principal objetivo do evento foi discutir e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, promovendo assim a melhoria da prestação de serviço à população em todo o País.

A Secretária de Saúde de Major Vieira, Alexsandra Castro, se comprometeu a não medir esforços para continuar levando saúde de qualidade para quem mais precisa, e do desejo de ter o atendimento cada vez mais humanizado por parte dos trabalhadores de saúde. Disse ainda que a discussão ajuda a nortear as atividades na área da saúde. “A ideia é aproximar ainda mais as pessoas ao poder público”, disse ela frisando que desta forma a administração passa a ter mais segurança e agir com assertividade. Alexsandra afirma que a partir desse diálogo a Saúde evolui. “Dessa conversa saem propostas, ações e metas que deverão ser atingidas e cumpridas pela administração municipal”, finalizou.