Conselhos Municipais de Major Vieira realizam reunião de encerramento das atividades em 2018

Na tarde desta terça-feira, 12, foi realizado o encerramento das atividades dos conselhos municipais, que estão vinculados à administração municipal e que recebem apoio de estrutura e recursos humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O intuito foi reunir o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE)  e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDI),  para fazer um relato das atividades desenvolvidas no ano de 2018, bem como das propostas para o ano de 2019.

Ana Paula Miernitski, secretária executiva dos conselhos municipais abriu o evento falando sobre a participação social, a qual é imprescindível para o exercício da cidadania. “ Os conselheiros representam a sociedade, tem um papel importante perante as políticas públicas, pois  zelam pelo cumprimento dos direitos sociais constitucionais das pessoas com deficiência, idosas, usuários do sistema único de assistência social e pessoas com insegurança alimentar”, disse Ana Paula.

Ela ainda destacou que não é tarefa fácil ser responsável pelo acompanhamento e execução de uma política pública, e que todos os conselheiros merecem reconhecimento pelo zelo com qual estão exercem suas funções.

Leandro Ribeiro de Castro presidente do COMPEDE, Lucilda Rodrigues das Chagas presidente do CMDI, Jucelino Wojciechovski presidente do COMSEA e Helio Schoroeder presidente do CMAS, fizeram um breve relato das atividades dos conselhos, e agradeceram aos conselheiros, que juntos tem desempenhado um papel importante dentro do município.

A Secretária de Assistência Social, Maria Izabel Richter, enfatizou a importância dos conselheiros, como voluntários do município.

Jéssica Felski Sokalski e Franciele Geraldo, assistentes sociais e assessoras dos conselhos, falaram sobre o bom andamento dos conselhos durante o ano de 2018, e reforçaram a necessidade de mais “empoderamento” dos conselheiros nas suas funções, pois é através dos conselhos municipais que acontece a participação popular na gestão pública, para que haja melhor atendimento à população, e consolidação das políticas públicas.

No encerramento do evento houve homenagem aos conselheiros e uma mensagem sobre voluntariado.