Decreto Executivo 1970/2021

Tipo: Decreto Executivo
Ano: 2021
Data da Publicação: 15/10/2021

EMENTA

  • Convoca a Etapa Municipal preparatória da IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 e dá outras providências

Integra da Norma

DECRETO Nº 1970 DE 15 DE OUTUBRO DE 2021.

 

Convoca a Etapa Municipal preparatória da IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 e dá outras providências.

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL ADILSON LISCZKOVSKI, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto na Lei nº 13.005, de 25 de julho de 2014 (PNE), da Lei nº 2.257/2015 que estabelece o Plano Municipal de Educação convoca a Conferência Municipal de Educação preparatória da IV Conferência Nacional da Educação – CONAE.

 

D E C R E T A:

 

Art. 1º Fica convocada a Conferência Municipal de Educação, a realizar-se entre os dias 26 e 27 de outubro de 2021, de forma online, com o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

 

Art. 2º A Conferência Municipal de Educação é Etapa preparatória para a IV CONAE coordenados pela Comissão com representantes do Fórum e/ou Conselho Municipal de Educação.

 

Art. 3º São objetivos da IV CONAE:

I             – avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano;

II             – avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e,

III            – conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

 

Art. 4º Conferência Municipal de Educação, além do tema central será precedida dos seguintes eixos temáticos e sub-eixos, assim organizados:

Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas: Sub-Eixos

I          – Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022  Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022.

II          – O Plano Nacional de Educação 2014-2024 – Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas.

III         – O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

IV        – O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade.

V        – O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar.

VI        – O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

VII        – O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social.

VIII        – O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia.

IX        – O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.

 

Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação Sub-Eixos

 

I         – O PNE 2024-2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias,

      oferta de educação aberta e a distância.

II          – O PNE 2024-2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permitam a ampliação da conectividade, o acesso à internet e a dispositivos computacionais.

 

Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção Sub-Eixos  

I          – O PNE 2024-2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da educação.

II         – O PNE 2024-2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento, educação, cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

III        – O PNE 2024-2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

 

Art. 5º As diretrizes gerais e organizativas para a realização da Conferência Municipal de Educação serão observadas o documento norteador da IV CONAE disponibilizado pelo FNE/FEE.

 

Art. 6º A Conferencia Municipal de Educação encaminhará propostas e elegerá delegados para Reunião Ampliada Regional de Educação.

 

Art. 7º A Comissão Organizadora Municipal, na organização da conferência terá as seguintes atribuições:

I – coordenar, supervisionar e promover a realização da conferência, observados os aspectos técnicos, políticos e administrativos;

II – elaborar o regulamento geral da conferência e o seu regimento em consonância com documentos da CONAE;

III – elaborar a programação e a metodologia para operacionalização da conferências;

IV – mobilizar e articular a participação dos segmentos da educação e dos setores sociais na conferência intermunicipal;

V – viabilizar a infraestrutura necessária para a realização da conferência.

VI – elaborar propostas de divulgação e de estratégias de comunicação.

 

Parágrafo único. O Regimento a que se refere o caput deverá ser aprovado durante a conferência.

 

Art. 8º Para organização e realização dos trabalhos da Conferência Municipal ficam instituídas as seguintes comissões:

  1. Comissão Organizadora Municipal;
  2. Comissão Especial de Mobilização e Divulgação:
  3. Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização;
  4. Grupo Temporário de Logística Tecnologias; e,
  5. Grupo de Trabalho que se fizer necessário.

 

Parágrafo único. As atribuições de cada comissão serão descritas e definidas no Regimento da conferência.

 

Art. 9º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Major Vieira, 15 de outubro de 2021.

 

 

___________________________

ADILSON LISCZKOVISKI

PREFEITO DE MAJOR VIEIRA